A TESSITURA DA PESQUISA COM MEMÓRIAS: REFLEXOS DAS NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CHESFIANA

Autores

Palavras-chave:

Chesf, Cotidiano escolar, Memórias, Narrativas

Resumo

O advento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf com o propósito de exploração do rio e produção de energia hidrelétrica para o Nordeste brasileiro, impulsionou um projeto de modernização na cidade de Paulo Afonso - BA, pautado na construção de um núcleo urbano, com ênfase no desenvolvimento de modos civilizatórios mediante ações das instituições escolares. Por esse viés, o presente estudo versa sobre o movimento da pesquisa com memórias docentes, afim de evidenciar o trabalho com narrativas como caminho para compreender as nuances do cotidiano escolar. O estudo situa-se no campo da História da Educação, com base discursiva no enfoque metodológico da História Oral. As considerações realizadas expõem que as memórias são permeadas de significados que possibilitam reconstituir o passado dos trabalhos educacionais realizados com as crianças nas escolas, a partir de um projeto disciplinador que conduz as experiências infantis no âmago de uma cidade em edificação. O trabalho com lembranças e narrativas realçam as subjetividades do cotidiano escolar, emitindo a caracterização singular de um determinado período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíse Soares Lima, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Mestra em Educação. É membro Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade.

Silvana Aparecida Bretas, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 196p.

ARAUJO, José Carlos Souza. Marcos filosóficos da modernidade em torno da educação da criança: antropologias da infância em disputas? In: CARVALHO, Carlos Henrique de; MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de; ARAUJO, José Carlos Souza (Orgs.). Infância na modernidade entre educação e o trabalho. Uberlândia, MG: EDUFU, 2007.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. (Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura), trad. e org. de Sergio Rouanet, prefácio de Jeanne Marie Gagnebin, São Paulo, São Paulo: Brasiliense, v. I, 1985. Obras Escolhidas.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994. 484p.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. – São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 224p.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Uma História dos Costumes. Trad. Ruy Jungmann. 2a. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. 279 p.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos & abusos da história oral. – 8 ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 304p.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história/ Agnes Heller, tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Kander. – São Paulo: Paz e Terra, 2008.

JUCÁ, Joselice. CHESF: 35 anos de história. Recife: CHESF, 1982. 305 p.

LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

NASCIMENTO, Edvaldo Francisco do. Modernização e educação escolar no Nordeste Brasileiro: as escolas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco: Chesf (1949-2000). 2019. 439f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019

NASCIMENTO, Luiz Fernando Motta. Paulo Afonso: Luz e força movendo o Nordeste. Salvador: EGBA/ACHÉ, 1998. 368 p.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 2 nº 3, 1989.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Os ofícios da criança. Congresso Internacional Mundos Sociais e Culturas da Infância. Braga, Universidade do Minho, Portugal, 2000.

SOUZA, Antônio José Alves de. Paulo Afonso. 2. ed. Coleção Mauá. Ministério da Viação e Obras Públicas: Serviço de Documentação, 1955. 78p.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: História oral. 2. ed. Tradução: Lélio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. 385p.

VEIGAS, Cynthia Greive. Monopolização do ensino pelo Estado e a produção da infância escolarizada. In: X Simpósio internacional processo civilizador. Campinas, São Paulo, 2007. Disponível em: ttp://www.uel.br/grupoestudo/ processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/ementa_mesastematica_nova.htm. Acesso em: 15 de janeiro de 2020.

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Lima, L. S., & Bretas, S. A. (2020). A TESSITURA DA PESQUISA COM MEMÓRIAS: REFLEXOS DAS NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CHESFIANA. Cenas Educacionais, 3, e9362. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9362

Edição

Seção

Dossiê Temático