A UNIVERSIDADE É UM LUGAR DE TODOS E PARA TODOS?

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Universidade no Brasil, Universidade de todos, Universidade para todos

Resumo

Buscando responder à indagação contida no título, este artigo começa com a exposição da origem e significado da instituição universitária apresentando, no segundo tópico, o surgimento e características da universidade no Brasil; no terceiro tópico situa o dilema produtividade-qualidade em que desembocou a universidade brasileira, indicando-se sua possível superação; finalmente, no quarto tópico, discute em que condições a universidade poderá se constituir como um lugar de todos e para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). "Doutor Honoris Causa" pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade Tiradentes de Sergipe. Livre-docênte pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-dotor pela Università di Bologna. Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Referências

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I: Síntese, 2017. [Disponível em: <https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publicaton/brazil-expenditure-review-report>]. Acesso em: 18 dez. 2017.

DE VIVO, Francesco; GENOVESI, Giovanni [a cura di]. Cento anni di università. Napoli: Ed. Scientifiche Italiane, 1986

DOLCINI, Carlo. “Pepo, Irnerio, Graziano. Alle origini dello ‘Studium’ di Bologna”. In: CAPITANI, Ovidio (a cura di). L’Università a Bologna. Personaggi, momenti e luoghi dalle origini al XVI secolo. Bologna: Edizioni Amilcare Pizzi, 1987.

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. 2ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

SANTONI RUGIU, Antonio. Nostalgia do mestre artesão. Campinas: Autores Associados, 1998.

Publicado

2020-05-10

Como Citar

Saviani, D. (2020). A UNIVERSIDADE É UM LUGAR DE TODOS E PARA TODOS?. Cenas Educacionais, 3, e8365. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8365

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.