A HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA: FONTES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Fontes. Hemeroteca. História da Educação. Imprensa. Nestor Lima.

Resumo

A Hemeroteca Digital Brasileira vinculada à Fundação Biblioteca Nacional disponibiliza aos pesquisadores a consulta ao seu acervo digital de periódicos, jornais, revistas e outros documentos, de forma livre e gratuita. Este artigo objetiva apresentar e discutir a hemeroteca digital como fonte para a História da Educação potiguar, tendo como foco a investigação acerca do intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima. O artigo foi construído de modo a descrever o percurso de pesquisa realizado no portal. O recorte espaço-temporal investigado compreendeu os documentos não apenas no Rio Grande do Norte, mas em outros Estados no período de 1900 a 1930. Entre os jornais disponibilizados na Hemeroteca e que se constituíram enquanto resultados da pesquisa apontamos, por exemplo, “O Paiz” e o “Jornal do Comércio” do Rio de Janeiro, o “Correio Paulistano” de São Paulo e o “Diário de Pernambuco”. Para a realização da pesquisa, nos pautamos principalmente em Le Goff (1990), Certeau (1982), Zicman (1985) e Luca (2008). Ressaltamos a potencialidade da imprensa enquanto fonte para História da Educação e a necessidade da crítica ao documento que, muitas vezes se revela parcial e subjetivo, permeado por intencionalidades. Destacamos, sobretudo, a relevância da Hemeroteca Digital enquanto repositório de fontes para a História da Educação. Como possibilidades advindas da pesquisa na hemeroteca digital sobre Nestor Lima, apontamos os indícios da relação que o intelectual constrói com a imprensa, as sociabilidades apresentadas, além das marcas de sua atuação no campo educacional no Estado e sua repercussão nacional durante o período da Primeira República.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero.

Lígia Silvia Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN). 

Referências

BETTENCOURT, Angela Monteiro. A representação da informação na Biblioteca Nacional: do documento tradicional ao digital. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Biblioteca Nacional, 2014.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CUNHA, Murilo Bastos. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ci. Inf. Brasília. 1999, vol.28, n.3, p.257-268. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651999000300003>. Acesso em: 12 maio, 2019.

LE GOFF, Jacques. Documento/ Monumento. In: ______. História e Memória. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1990, p. 535-553.

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). História da Imprensa no Brasil. 2 ed. São Paulo, SP: Contexto, 2013.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4.ed. Rio de Janeiro, RJ: Mauad, 1999.

ZICMAN, Renée Barata. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História/PUCSP, São Paulo, n. 4, p. 90, 1985. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12410/8995>. Acesso em 12 maio, 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

Azevedo, L. P. de M. C., Pessoa, L. S., & Medeiros Neta, O. M. de. (2020). A HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA: FONTES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cenas Educacionais, 2(Espec), 39–55. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7361

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)