CAPITAL SOCIAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FORMAL: ELEMENTOS TEÓRICOS PARA ENTENDER A DINÂMICA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ANAGÉ-BA

Autores

Palavras-chave:

Educação. Capital Social. Desenvolvimento Local.

Resumo

A pesquisa realizada no município baiano de Anagé na Escola Família Agrícola, elucida os mecanismos e as estratégias que a escola estabelece com as demais esferas da vida social e como as relações de cooperativismo, confiança, normas de condutas geram um capital social favorável à escola e ao local. A partir do estudo dessas relações, foi possível analisar os elos por meio dos quais os indivíduos e a comunidade escolar se integram à divisão social do trabalho e desvendar as particularidades dessa inserção com a educação e o capital social. O artigo apresenta os pressupostos teórico-conceituais do capital social, e os resultados das práticas democráticas da Escola Família Agrícola e como a educação formal pode contribuir com o capital social e o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Silveira Rocha, Professora na Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora, Mestra e Graduada em Geografia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Educação e Ensino de Geografia.

Referências

BANDEIRA, Pedro. Participação, Articulação de Atores Sociais e Desenvolvimento Regional. TEXTO PARA DISCUSSÃO. n. 630. Brasil. IPEA/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, fevereiro de 1999.

CASSIOLATO, J. E. e LASTRES, H. M. M. O enfoque em sistemas produtivos e inovação locais. In: T. FISCHER (org.) Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Bahia: Casa da Qualidade, 2002.

EVANS, Mel; SYRETT, Stephen: Generating social capital? thesocial economy and local economic development. European Urbanand Regional Studies ,2007. p. 17-59. Disponível em: http://eur.sagepub.com/cgi/content/abstract/14/1/5.

FERRARI, Divan Luiz. Agricultura familiar, trabalho e desenvolvimento no oeste de Santa Catarina, 2003. Dissertação (Mestrado), Instituto de Economia da UNICAMP, Campinas,

HANSEN, Dean Lee. Educação e Desenvolvimento local. In.: Cenários de Desenvolvimento local: Estudos exploratórios. ed. Aracaju: Prefeitura de Aracaju, 2003, p.97-125.

MELO, Ricardo O. L. Sustentabilidade de Arranjos Produtivo de Cerâmica Artesanal do Município de Santana do São Francisco - SE. In.: LACERDA, Ricardo oliveira, MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico, as matrizes clássicas originárias. São Paulo:

Contexto, 2008.

MOTA, Crisley Tatiana Dias. Dinâmica Educacional de Vitória da Conquista e seus efeitos locais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Sergipe - Núcleo de Pós-Graduação em Geografia. São Cristóvão - SE. Abril, 2011.

MULS, Leonardo Marco. Desenvolvimento local, espaço e território: o conceito de capital social e a importância da formação de redes entre organismos e instituições locais. Economia, Brasília (DF), v.9, n.1, jan/abr 2008. p.1-21.

PEREIRA, Sudanês Barbosa. Os elementos intangíveis do desenvolvimento local. In.: LACERDA, Ricardo oliveira, HANSEN, Dean Lee. Desenvolvimento regional e local, velhas e novas questões. São Cristóvão: Editora UFS, 2007.

PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço, técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec,1997.

SILVA, José Graziano da. O Novo Rural Brasileiro. Nova economia. Belo horizonte: 1997. p. 43-81.

VALE, Gláucia Maria Vasconcellos. Territórios vitoriosos, o papel das redes organizacionais. SEBRAE, Garamond, 2007.

Publicado

2018-07-14

Como Citar

Rocha, G. S. (2018). CAPITAL SOCIAL E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FORMAL: ELEMENTOS TEÓRICOS PARA ENTENDER A DINÂMICA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ANAGÉ-BA. Cenas Educacionais, 1(1), 129–148. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5154

Edição

Seção

Dossiê Temático