ETNOMETODOLOGIA COMO TEORIA DO SOCIAL EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Etnometodologia, Pesquisa, Educação

Resumo

O objetivo desse artigo é compreender a Etnometodologia como teoria do social e o seu uso em pesquisas em Educação. Entendemos que novas possibilidades para estudar os fenômenos sociais, sobretudo para as pesquisas em educação é importante para uma prática humana, social. Por ser uma abordagem de pesquisa válida para os estudos qualitativos das organizações sociais, parece viável utilizá-la no contexto das práticas educacionais tendo como base os conceitos-chave prática, indicialidade, accoutability, reflexividade e noção de membro. Nesse sentido utilizamos a abordagem qualitativa e a perspectiva teórica da Etnometodologia em nosso estudo para compreender as contribuições da formação e da prática para a construção dos saberes/fazeres das coordenadoras pedagógicas que atuam na rede pública municipal da cidade de Teresina-PI. Trouxemos para discussão a importância da Etnometodologia nesse processo, que contribuiu para que pudéssemos mergulhar nas ações de todos os dias da prática gestora das coordenadoras, como membro, entender os termos indiciais e os etnométodos produzidos em suas tarefas de todos os dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely-Anee de Oliveira Nascimento, Docente na Universidade Estadual do Piauí - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí

Referências

AMADO, J.; CRUSOÉ, N.; VAZ-REBELO, P. Quadros analíticos da investigação qualitativa em educação. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. 2.ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2014. p. 73-99.

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes. 1995.

GARFINKEL, H. Estudos de etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 2018.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MINAYO. M, C, S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed . São Paulo: Hucitec; 2014.

Publicado
2021-06-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 202
  • ♪Áudio♪ downloads: 5
Como Citar
Nascimento, K.-A. de O. (2021). ETNOMETODOLOGIA COMO TEORIA DO SOCIAL EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Cenas Educacionais, 4, e11729. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11729
Seção
Dossiê Temático