ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Palavras-chave: Educação Corporativa, Atualização profissional, Tecnologia educacional

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que teve como objetivo principal produzir recursos educacionais voltados à educação corporativa. O questionamento central encontra-se na apuração das potencialidades das tecnologias digitais na referida modalidade educacional. Considerando que a educação corporativa se trata de uma temática ampla, optou-se por estabelecer-se um recorte delimitativo e explorar a aplicação de específicas ferramentas educacionais no processo onboarding em um contexto organizacional. O trabalho apresentou como metodologia de investigação uma abordagem exploratória, de cunho qualitativo apresentado no formato de relato de experiência. Para o desenvolvimento dos produtos educacionais foi utilizado o Design Thinking. Como resultado principal, percebemos a importância e a demanda em desenvolver materiais com o recorte no processo onboarding com a perspectiva de inovação no processo de educação corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie Assunção Minuzi, Doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora no Instituto Federal de Santa Catarina e na Universidad Tecnológica del Uruguay.

Referências

ARINS, Bruno. Programa de onboarding: como a integração impacta o colaborador. Great Place to Work, 2019. Disponível em: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/programa-de-onboarding-impactos/. Acesso em: 18 jan. 2021.

BES, Pablo. Andragogia e educação profissional [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

BROWN, Tim. Ideo Design Thinking. Disponível em: https://designthinking.ideo.com/#design-thinking-in-context / Acesso em: 24 jan.2021.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 423-441, maio/ago. 2015 https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1963/1864

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB.

OLIVEIRA, Luciano Oliveira de. Gestão estratégica de recursos humanos [recurso eletrônico]. 2. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

SANTOS, Glauco de Souza. Espaços de Aprendizagem. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2014.

Publicado
2021-07-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 485
  • ♪Áudio♪ downloads: 7
Como Citar
Reinert, K. C. J., & Minuzi, N. A. (2021). ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Cenas Educacionais, 4, e10736. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10736
Seção
Dossiê Temático