v. 1 n. 1 (2020): Temas Itinerantes

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A Revista REN9VE, surge como um espaço de debate, de afirmação e de fortalecimento da pesquisa e extensão no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, Campus XIX, da Universidade do Estado da Bahia, onde são ofertados cursos de graduação, Bacharelados em Ciências Contábeis e Bacharelado em Direito, além de um curso de pós-graduação stricto senso, vinculado ao PPGDC - Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento. A oferta deste doutorado estimulou a comunidade acadêmica a refletir sobre a necessidade de ampliar as suas ações na área da pós-graduação, iniciando-se a elaboração de projetos de especialização lato senso nas áreas de contabilidade, direito e educação, além de um debate em torno da criação de mestrado na área da difusão do conhecimento. Este periódico vem atender estas demandas. Neste número concretiza-se o seu lançamento formal, constituindo-se como um periódico de divulgação científica, multidisciplinar, voltado para áreas de pesquisa e extensão diversificadas, característica bem acentuada nesta primeira edição, que traz artigos do campo do direito, da cultura indígena nos livros de língua portuguesa, da psicologia e da educação, passando nesta área pela educação a distância, educação infantil e as políticas públicas educacionais.

 

Publicado: 2020-12-29

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2676-0479.2020.v1.n1.5

Relato de Experiência

  • O LOCKDOWN DA COVID-19 E A BUSCA POR UMA VIDA ACADÊMICA NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM 2021

    Aliana Alves de Souza, Marcia Margarida Nunes da Silva Martins, Leonardo Machado Nascimento, Sônia Maria da Conceição Pinto, Silvar Ferreira Ribeiro
    7-19
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.7

Artigos

  • INEXISTÊNCIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL ENTRE HOMENS E MULHERES.

    ALEXANDRE MARCOS MENDES GOMES
    20-34
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.20
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO ALGUNS ASPECTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

    Juliano Mota Parente
    35-52
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.35
  • SOBRE CONTEÚDO INDÍGENA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO FUNDAMENTAL II NO BRASIL: BREVE INCURSÃO NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    SUANE SOUZA CARVALHO
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.53
  • CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELA ESCOLA E A FAMÍLIA

    Jêime da Silva Brito Rodrigues
    67-80
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.67
  • A ECONOMIA POPOULAR E SOLIDÁRIA E A RODA DE CONVERSA COMO UMA PRÁTICA DOCENTE EFICAZ: UMA REFLEXÃO EM ATIVIDADES NA FEIRA DO SEMIÁRIDO/UEFS-BA.

    José Raimundo Oliveira Lima
    81-93
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.81
  • ENSEJOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PIAUÍ

    José Geovânio Buenos Aires Martins
    94-112
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.94
  • PSICANÁLISE E CIÊNCIA

    Mariana Teixeira Santos Moura
    113-138
    DOI: https://doi.org/10.52302/ren9ve.2679-0479.2020.v1.n1.113