A HISTÓRIA E A ANTROPOLOGIA: ENCRUZILHADAS NO ESTUDO DO “OUTRO” NO CONTEXTO COLONIAL EM ÁFRICA: UMA EXPOSIÇÃO PARA A COMPREENSÃO

Autores

  • Yuri Manuel Francisco Agostinho Faculdade de Artes da Universidade de Luanda – Angola

Palavras-chave:

História, Antropologia, África

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar uma história que está intimamente ligada ao processo de expansão marítima e colonial, forjado pelos países europeus em resposta à descoberta do “novo mundo”. Assim sendo, abordaremos uma Antropologia voltada para o colonialismo, os impactos que surgiram no conhecimento do "outro", e, por fim, abordaremos como a história e a antropologia atual enxergam o "outro"; os reinos da savana que se desenvolveram e coexistiram até os princípios da colonização em África serão objeto de uma análise breve. Por outras palavras, este trabalho analisa uma breve história da antropologia num período em que algumas teorias, como o racismo e o evolucionismo, estavam ratificadas.  Evidentemente, os povos de África e de outros lugares foram objeto de estudos, cujas bases estavam assentes nas diferenças: “o outro” esteve na encruzilhada de teorias e do racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Manuel Francisco Agostinho, Faculdade de Artes da Universidade de Luanda – Angola

Docente na Faculdade de Artes da Universidade de Luanda – Angola. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Downloads

Publicado

2024-02-10