África do Sul: Política, cultura e sociedade – Dossiê Cadernos de África Contemporânea

2024-02-19

África do Sul: Política, cultura e sociedade

A história recente da África do Sul apresenta uma série de processos bastante sintomáticos para a apreensão dos séculos XX e XXI: a implementação do apartheid, com suas duras políticas de repressão - mas também como foco de diversos movimentos contestatórios e de denúncia - dão o tom das dimensões do racismo e das políticas de segregação racial que marcaram (e ainda marcam) experiências sociais da chamada contemporaneidade, mas não apenas isso. Políticas anticomunistas e uma busca por presença na economia internacional que se baseia na ampliação das diferentes formas de exploração dos trabalhadores mostram-se como elementos centrais no desenvolvimento do modelo socioeconômico ocidental vigente. Na mesma medida, reações e resistências ao regime de apartheid também possuem intersecções e diálogos internacionais, seja pela resistência pacífica ou armada, pelos movimentos sociais que articulam e fortalecem, ou ainda pela instituição da Comissão da Verdade - inconclusa - e alinhamento neoliberal do Congresso Nacional Africano (ANC).

O presente dossiê, que recebe o título de "África do Sul no século XX e o século XX na África do Sul", convida pesquisadores e pesquisadoras das áreas da História, Ciências Sociais, Letras, Linguística, Teoria Literária e Relações Internacionais - entre outros - a contribuírem com artigos que problematizem a história sul-africana recente. Serão aceitos trabalhos que abordem processos sobre o apartheid e políticas de segregação racial anteriores a 1948 em termos culturais, educacionais, políticos e/ou econômicos a partir de diversas perspectivas. São bem-vindos trabalhos que articulem a recente história sul-africana com outras territorialidades e temporalidades, relacionando o século XXI e o tempo presente com o regime de apartheid e seus legados.

 

Submissão até 30 de maio de 2024.

 

Coordenadores:

Danilo Ferreira da Fonseca – (UNICENTRO PR)

Raquel Gryszczenko Alves Gomes – (UNICAMP SP)

Igor de Carvalho Gonçalves Costa – (UFBA BA)

 

Chamada para Submissão de Artigos:

Convidamos para a submissão de artigos para a edição de junho de 2024 da Revista Cadernos de África Contemporânea. Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 30/05/2024, por meio do portal da revista ou diretamente para os endereços eletrônicos daniloffonseca@gmail.com gomesg@unicamp.br ou igor_historia@yahoo.com.br , com o título “submissão ao dossiê”. Recomendamos que os autores consultem as diretrizes para submissão disponíveis no portal da revista em https://revistas.uneb.br/index.php/cac/about/submissions o quanto antes, para garantir a conformidade com os requisitos da publicação.

Com os melhores cumprimentos!

Os Organizadores:

DANILO FERREIRA DA FONSECA – Doutor em História pela PUC SP, líder do Grupo de Pesquisa Makasi - Centro de Estudos da África Centro-Ocidental e da região dos Grandes Lagos; membro do Grupo de Pesquisa África do Século XX; Prof. permanente do PPGH da UNICENTRO PR.

RAQUEL GRYSZCZENKO ALVES GOMES – Doutora em História pela UNICAMP SP, Líder do Grupo de Pesquisa Mulheres de Letras: escritoras do século XIX e XX, Brasil, Europa e África.

IGOR DE CARVALHO GONÇALVES COSTA – Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA BA, Professor da rede municipal de Salvador Ba