Processos históricos africanos: movimentos sociais, imprensa, instituições, revoltas e revoluções (séculos XIX / XX)

2024-02-19

A proposta deste dossiê é agregar trabalhos que abranjam a história social da África e suas conexões, tendo como dimensão temporal a segunda metade dos oitocentos e as independências dos países africanos ao longo do século XX. Como observou o historiador Elikia M’Bokolo, a resistência à conquista e ao sistema colonial foi ininterrupta, “[...] sempre a renascer, deixando zonas inteiras quase indomáveis e o colonizador numa perpétua incerteza.” O referido historiador evidenciou uma pluralidade de evidências de contestações ao sistema, “[...] desde a recusa individual até aos motins regionais, desde a reação imediata a um dos efeitos da colonização até à vontade profunda de mudar as coisas” (M’BOKOLO, 2004, p. 456).
Esse recorte temporal objetiva contemplar pesquisas que apontem para as peculiaridades. Sabemos que cada evento histórico é único, portanto, privilegiamos abordagens de fenômenos sociais por meio das evidências históricas, que procuram apreender como os sujeitos históricos agem e pensam dentro de determinadas conjunturas. Movimentos sociais, imprensa, instituições, revoltas e revoluções são os temas catalisadores, uma vez articulados, de forma complexa, apresentam uma dimensão das transformações ocorridas em tempos coloniais e pós coloniais em um continente em constante transformação.

Chamada para Submissão de Artigos:

Convidamos para a submissão de artigos para a edição de dezembro de 2024 da Revista Cadernos de África Contemporânea. Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 30/10/2024, por meio do portal da revista ou diretamente para os endereços eletrônicos yanessanguifada@gmail.com jose.santos@ufob.edu.br ou eduardoestevame@unilab.edu.br   Recomendamos que os autores consultem as diretrizes para submissão disponíveis no portal da revista em https://revistas.uneb.br/index.php/cac/about/submissions o quanto antes, para garantir a conformidade com os requisitos da publicação.

Com os melhores cumprimentos!
Coordenadores:

Eduardo Antonio Estevam Santos (UNILAB)
José Francisco dos Santos (UFOB)
Yuri Manuel Francisco Agostinho (Universidade de Luanda)