Curiosidade e Investigação

Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15671

Palavras-chave:

Letramento estatístico. Ciclo Investigativo. Educação Infantil.

Resumo

A Educação Infantil no Brasil constitui primeira etapa da Educação Básica. Discussões a respeito de propostas pedagógicas para ensino de crianças de zero a cinco anos, foram intensificadas com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil em 2009. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular orienta a organização do currículo mediante Campos de Experiências contemplando uma diversidade de conhecimentos, entre eles os de matemática e estatística. O objetivo deste artigo é analisar a vivência do planejamento de uma professora da Educação Infantil com crianças de 5 anos sobre o trabalho com estatística com base no letramento estatístico. O trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual realizou-se estudos em grupo conduzidos em contexto colaborativo e que envolveu reflexões e elaboração de planejamento de aulas na perspectiva do letramento estatístico, a partir de etapas do ciclo investigativo. O planejamento da docente expressou a possibilidade de vivência de uma investigação cuja problematização partiu da curiosidade das crianças. A sua prática colocou em evidência mediações coletivas das etapas do ciclo investigativo desde a escolha do tema, elaboração do instrumento para a entrevista, realização da coleta dos dados, organização e representação dos dados em gráfico pictórico, assim como discussão sobre os aspectos conclusivos da pesquisa. Destaca-se a importância das reflexões e análises que a professora participou durante os estudos em grupo, sobre o letramento estatístico. Consideramos que a valorização de aspectos do universo infantil estimulou a investigação realizada pelas crianças e contribuiu para que elas participassem da atividade como protagonistas.

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Biografia do Autor

Flávia Luíza de Lira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC/UFPE). Mestre em Educação Matemática e Tecnológica

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Políticas e Gestão da Educação e da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC/UFPE). Doutora em Educação.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

Lira, F. L. de, & Carvalho, L. M. T. L. de . (2022). Curiosidade e Investigação : Desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202210. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15671

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS