O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12225

Palavras-chave:

Institucionalização do estágio. Programa de Residência Pedagógica. Pandemia Covid-19. Formação inicial de professores.

Resumo

Este artigo se refere a uma pesquisa qualitativa, caracterizada como documental e interpretativa em uma perspectiva histórica. Tem como objetivo apresentar o movimento de uma política institucionalizada do estágio supervisionado compartilhado de Matemática, identificando as ações que podem ser decorrentes desse movimento, com especial atenção para o contexto pandêmico. A metodologia da pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. Estudo documental a partir de documentos Nacionais e de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre os estágios supervisionados obrigatórios, incluindo os documentos publicados para o contexto pandêmico; 2. Análise interpretativa dos dados das Reuniões institucionais do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto pandêmico, uma vez que, nessa instituição, o estágio supervisionado compartilhado é parte integrante do mesmo. Os resultados apontam que o estágio supervisionado compartilhado se fortaleceu na medida em que o processo de institucionalização vem avançando. As ações identificadas nesse processo consideram três dimensões: política nacional e regional de formação de professores, gestão de articulação entre universidade e escola e formação pedagógica com vistas às práticas que ocorrem nos estágios. Por fim, tais ações trazem reflexões sobre o contexto do ensino remoto na Educação Básica e a organização do estágio supervisionado nesse período, em relação ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Sousa, M. do C. de, Zampieri, M. T. ., & Gama, R. P. (2021). O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202126. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12225

Edição

Seção

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática