Conhecimento matemático na Educação Infantil: saberes e práticas de professoras num grupo colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9175

Palavras-chave:

Educação Matemática. Grupo colaborativo. Formação continuada de professores. Medidas.

Resumo

O presente artigo traz excertos de uma dissertação, que buscou investigar quais os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos são mobilizados, reconhecidos e ressignificados por professores da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG, quando se reúnem em grupo de estudos. Temos como objetivo no artigo apresentar reflexões sobre o conhecimento matemático que deve ser abordado na Educação Infantil, pelo professor e trazer os registros das práticas envolvendo as medidas de tempo e de comprimento, que foram discutidas ao longo de encontros do grupo, destacando os fazeres práticos dos professores. A pesquisa foi desenvolvida partindo de uma abordagem qualitativa e com a perspectiva de elaboração de narrativas orais e escritas. O plano de trabalho de campo e os instrumentos de registros de informações compreenderam a formação do grupo de professoras, aplicação de questionários em alguns momentos, encontros periódicos de formação, discussão, planejamento e registro. Ainda envolveu a elaboração de um diário de campo pela pesquisadora, elaboração de registros pelos participantes, registros de áudio e vídeo das atividades desenvolvidas no grupo e, incentivo à produção de relatos a serem compartilhados com outros professores. Analisamos que os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos foram mobilizados, e outras aprendizagens como conhecimento curricular, durante a constituição e continuidade do grupo de estudos. Como produto final organizamos, a partir dos encontros e relatos orais e escritos das professoras, um livro, com a perspectiva de constituir um material de viés formativo.

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Biografia do Autor

Denise França Stehling, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Mestre em Educação Matemática (UFMG - 2018), pós graduada em Educação Matemática (UFMG - 2012) e em Informática em Educação (UFLA - 2006). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora rede municipal ensino da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte: educação infantil e ensino fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação continuada de professores, Educação Matemática e Grupo de estudos.

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte/MG

Possui Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo (1999); Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2004); Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras (2011); Especialização em Matemática para Professores da quinta a oitava séries do Ensino Fundamental pelo Imecc/Unicamp (2006); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009); e Doutorado em Educação, linha de pesquisa Ensino e Práticas Culturais, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015). Durante o doutoramento, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando o grupo de Educação Matemática e o Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre), onde coordena a linha de Educação Matemática. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística, atuando principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

Stehling, D. F., & Conti, K. C. (2020). Conhecimento matemático na Educação Infantil: saberes e práticas de professoras num grupo colaborativo. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202005. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9175