Ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória na Educação Básica:

os novos desafios da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15640

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Ensino de Probabilidade, Ensino de Combinatória, BNCC

Resumo

Esse artigo tem por objetivo identificar alguns dos principais desafios para o ensino de Estocástica — Estatística, Probabilidade e Combinatória — na educação básica brasileira, que atende estudantes com idades na faixa de seis a dezessete anos, a partir da reforma curricular, desencadeada pela publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, e a formação de professores que ensinam Matemática. Buscamos evidenciar possíveis fragilidades na formação inicial e continuada no campo da Estocástica, frente às novas demandas educacionais. É uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, que analisa documentos oficiais norteadores da educação básica e pesquisas recentemente publicadas, que caracterizam as dificuldades enfrentadas e apontam para alternativas para a promoção do letramento, raciocínio e pensamento estocásticos. Ao final, apresentamos algumas propostas que podem contribuir para alcançar os objetivos centrais da educação Estocástica, em consonância com a BNCC.

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Biografia do Autor

Samya de Oliveira Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Me chamo Samya de Oliveira Lima, mãe de Ana Luísa. Atualmente morando na cidade de Campos Sales. Porto graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pelo Instituto Federal do Ceará - Reitoria (2010). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Integrada de Patos, Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos contextos da Educação do Campo da Universidade Federal do Pernambuco e também do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística da UFPE. Foi Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (EDUMATEC) e da Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro (UNESP). Atualmente é professora da Universidade Regional do Cariri - Urca, e também atuo como professora do município de Campos de Campos da Educação Básica.

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA (2021/2022). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016-2019). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006). Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010). Graduando em Pedagogia (UNICESUMAR/2022). Especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia, portaria 874/2015. Foi Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, Portaria 349/2016. É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do Grupo de Trabalho em Educação Estatística (GT12). Desde 2020, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Matemática, Estatística e Inclusão (GEPEMEI/UNIFESSPA), certificado pelo CNPq junto à UNIFESSPA. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG). Temas de interesse: Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva; Educação Estatística; Materiais Curriculares Educativos; Tecnologias Digitais e Assistivas; Processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática.

Ady Wallace Jaques Silva, Universidade Federal do Pará

Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará. Foi Aluno Especial do Doutorado Acadêmico em Educação da Universidade Federal da Paraíba UFPB 2020.2 da Disciplina: Tópicos em Processos de Ensino e Aprendizagem sendo Aprovado com conceito A. Foi também Aluno Especial do Doutorado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná UFPR 2020.2 da Disciplina: Educação em Direitos Humanos na Prática e Formação de Professores de Ciências e Matemática sendo também Aprovado com conceito A. É Mestre pelo PROFMAT-UFPA Campus Castanhal- 2020 Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Possui Especialização em Educação Matemática para o Ensino Médio pela Universidade Federal do Pará - IEMCI 2009. Possui também Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia( UESB). É professor Efetivo de Matemática - Secretaria de Estado de Educação SEDUC-PA e Professor II Efetivo de Matemática na Prefeitura de Acará. Tem interesse na área de Educação Estatística e Educação Matemática com ênfase em Modelagem Matemática e Linguagem Matemática . Atualmente é integrante do GEMM- Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática do IEMCI-UFPA . É Aluno do Curso de Especialização em Informática na Educação pelo IFMA- Instituto Federal do Maranhão Campus São Raimundo das Mangabeiras. Contato : (91) 993505367

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Possui Pós-Doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2022). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Leciona nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Membro do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu e do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ambos, ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE).

Referências

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

Lima, S. de O., Lima, R. F., Silva, A. W. J., & Giordano, C. C. (2022). Ensino de Estatística, Probabilidade e Combinatória na Educação Básica: : os novos desafios da BNCC. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202209. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15640

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS