Representação em Tabelas: Aprendizagem por Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15718

Palavras-chave:

Educação Estatística. Ensino Fundamental. Tabela. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

É fundamental formar cidadãos capazes de interpretar e sistematizar informações sobre todos os conhecimentos. Compreender representações em tabelas é um dos conhecimentos imprescindíveis para uma Educação Estatística de forma crítica. Neste estudo buscamos investigar a aprendizagem da representação em tabela por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, realizamos um estudo experimental com 111 alunos do 2º e 5º anos. O pré e pós testes foram realizados de forma individual e uma intervenção de ensino, com duração de dois encontros de aproximadamente 2hs, foi realizada com toda a turma. Em todas as fases as atividades envolviam interpretar e construir tabelas simples e de dupla entrada com dados reais. Observamos que os alunos desde o 2º ano já sabiam localizar frequência, porém aprenderam a interpretar os dados e tomar decisão a partir deles, deixando de basearem-se em suas crenças ou experiências de vida. Passaram, assim, a analisar todos os dados da tabela e suas relações para justificar suas escolhas. Os alunos do 2º ano passaram a construir tabelas simples registrando todos os elementos constituintes, entretanto, só no 5º ano os alunos conseguiram construir tabelas de dupla entrada. Assim, quando o ensino de tabelas é realizado de forma intencional e sistemática, podem ser verificadas evoluções significativas na aprendizagem. O ensino de tabelas precisa prestigiar propostas de atividades que levem os alunos a refletir criticamente sobre contextos reais, explorando diferentes tipos de habilidades, analisando informações como forma de tomar decisão e confrontar conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânia Evangelista, Governo de Pernambuco

Governo de Pernambuco (PE). Doutora em Educação Matemática e Tecnológica.

Gilda Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Psicologia Cognitiva.

Izabella Oliveira, Université Laval/Canadá (UL)

Université Laval/Canadá (UL). Doutora em Educação.

Referências

BIANCHINI, D. F.; NEHRING, C. M. Práticas estatísticas de professoras dos anos iniciais – uma discussão preliminar. Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM. Curitiba, 2013. Disponível em: [http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/232_169_ID.pdf]

BIVAR, D.; SELVA, A. Como as crianças constroem tabelas? In: 3º SIPEMAT – Simpósio Internacional de pesquisa em Educação Matemática. Anais do 3º SIPEMAT, Ilhéus, 2013. Disponível em: [https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/papers/600/submission/director/600.pdf]

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Versão Final. Disponível em: [http://basenacionalcomum.mec.gov.br/]

CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L. O letramento presente na construção de tabelas por alunos da Educação de Jovens e Adultos. Boletim de Educação Matemática, 24 (20), p. 637-658, 2011. Disponível em: [https://www.redalyc.org/pdf/2912/291222113002.pdf]

CURI, E.; NASCIMENTO, J. C. P. O trabalho com gráficos e tabelas nos currículos prescritos, apresentados, praticados e avaliados. ENCEPAI – Encontro de Combinatório, Estatísticas e Probabilidade dos anos iniciais. Anais do ENCEPAI. Recife, 2016. Disponível em: [https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3886]

DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. Uma análise do ensino de Estatística ministrado por professores da Educação Básica no município de Cruz Alta, RS, Brasil. VII CIBEM – Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Anais do VII CIBEM. Montevideo, 2013. Disponível em: [http://funes.uniandes.edu.co/19883/1/Cury2013Uma.pdf]

DÍAZ-LEVICOY, D.; MORALES, R.; ORTIZ, C. V. Construcción de tablas estadísticas por estudiantes chilenos de tercero de Educación Primaría. Educação & Linguagem, v. 20 n. 1, p. 149-166, jan/jun, 2017. Disponível em: [https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/8689]

ESTRELLA, S. El objeto tabla: Un estudio epistemológico, cognitivo y didáctico. [Tesis doctoral no publicada]. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, 2014.

ESTRELLA, S.; MENA-LORCA, A.; OLFOS, R. Tasks associated to the treatment of tables at elementary school and its level of difficulty. In: 12th International Congress on Mathematical Education Program, COEX, Seoul, Korea, 2012. Disponível em: [https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-23470-0_9]

EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G. L. Análise de atividades sobre tabelas em livros didáticos brasileiros dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Tercer Congreso International Virtual de Educación Estadística. Actas del Tercer Congreso International Virtual de Educación Estadística, 2019. Disponível em: [https://www.ugr.es/~fqm126/civeest/evangelista.pdf]

EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G. L. Tables in textbooks for elementary school grades 4 and 5. II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development - ICMT, Rio de Janeiro. Anais do II ICMT, 2017.

EVANGELISTA, B.; GUIMARÃES, G.; OLIVEIRA, I. Propostas de atividades com tabelas em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 14(2), 14-25, 2021. [https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8257]

FEBLES, M. C. E.; GUERRA, A. T. A. Un estudio sobre la competencia de los alumnos en el manejo de tablas para resolver situaciones cotidianas. M.J. González, M.T. González & J. Murillo (Eds.), Investigación en Educación Matemática XIII, pp. 227-236. Santander: SEIEM, 2009. Disponível em: [http://www.ugr.es/~fjjrios/pce/media/4-5-c-ManejoTablas.pdf]

GABUCIO, F.; MARTÍ, E.; ENFEDAQUE, J.; GILABERT, S.; KONSTANTINIDOU, A. Níveles de comprensión de las tablas em alunos de primária y secundaria. Cultura y Educación, 22(2), 183-197, 2010. Disponível em: [https://doi.org/10.1174/113564010791304528]

GAL, I. Assessing students’ interpretations of data. Phillips, Brian (Ed.), Papers on Statistical Education presented at ICME-8 (International Congress on Mathematics Education-8) Seville, Spain, July, p. 14-21, 1996. Disponível em: [https://iase-web.org/documents/papers/icme8/Gal.pdf?1402524931]

GIOT, B.; QUITTRE, V. Les tableaux à double entrée dans les écrits scientifiques des jeunes élèves. Cahiers des Sciences de l’Éducation – Université de Liège (aSPe), 2008. Disponível em: [https://orbi.uliege.be/bitstream/2268/13232/1/GIOT_QUITTRE_CAH27-28_2008_103.pdf]

GUIMARÃES, G. L. Categorização e representação de dados: o que sabem os alunos do Ensino Fundamental. Borba, R.; Guimarães, G. (Orgs.). A pesquisa em educação matemática: repercussões na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2009.

GUIMARÃES, G. L.; EVANGELISTA, B.; OLIVEIRA, I. What students in the first grades of elementary school know about tables. [Special issue: Statistics education research from a Latin American perspective]. Statistics Education Research Journal, 20 (2), 2021. Disponível em: [https://doi.org/10.52041/serj.v20i2.358]

GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V. Estatística no Ensino Fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. Borba e Monteiro (Orgs) Processo de Ensino Aprendizagem em Educação Matemática. Editora da Universidade Federal de Pernambuco, p. 93-132, 2013. Disponível em: [https://91f21164-84c5-41d1-b7e6-9a10acbd5c48.filesusr.com/ugd/01ae26_453eb1e63a754df1b6f59e5aec586e94.pdf]

GUIMARÃES. G; GITIRANA. V; CAVALCANTE. M; MARQUES. M. Livros didáticos de Matemática nas séries iniciais: Análise das atividades sobre gráficos e tabelas. IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do IX ENEM. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/ix_enem/Html/comunicacaoCientifica.html]

GUIMARÃES, G. L.; OLIVEIRA, I. Construção e interpretação de gráficos e tabelas. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno 7 (Educação Estatística). Brasília: Ministério da Educação, p. 21-38, 2014. Disponível em: [https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Unidade-7-3.pdf]

GRYMUZA, A. M. G.; RÊGO, R. G. O ensino de gráficos e tabelas na perspectiva da teoria da atividade. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana – EM TEIA. V. 7 Nº 1. Recife, 2016. Disponível em: [https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3880]

MARTÍ, E., SEDANIO, E.; LA CERDA, C. Alfabetización gráfica. La apropiación de las tablas como instrumentos cognitivos. Contextos, 9(10), 65-78, 2010.

NOPE, Á. R.; BERNAL, J. A. N.; ALFONSO, I. Á. El pensamiento crítico en la interpretación de tablas y gráficos estadísticos en el aula. J. M. Contreras, C. Batanero, J. D. Godino, G.R. Cañadas, P. Arteaga, E. Molina, M.M. Gea y M.M. López (Eds.), Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 2, pp. 239-248. Granada, 2015. Disponível em: [http://www.estadis.net/3/actas/COM/17.%20El%20pensamiento%20cr%C3%ADtico%20en%20la%20interpretaci%C3%B3n%20de%20tablas%20y%20gr%C3%A1ficos%20estad%C3%ADsticos%20en%20el%20aula.pdf]

PAGAN, A.; FONSECA, S.; MAGINA, S. O nível do letramento estatístico em alunos de diferentes áreas de formação. VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Anais..., Montevideo, 2013. Disponível em: [http://funes.uniandes.edu.co/19986/1/Pagan2013O.pdf]

VANEGAS, F. N. Consideraciones sobre la didáctica de la probabilidad y de La estadística. VII CIBEM – Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Anais do VII CIBEM. Montevideo, 2013. Disponível em: [http://funes.uniandes.edu.co/19781/1/N%C3%BA%C3%B1ez2013Consideraciones.pdf]

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Evangelista, B., Guimarães, G., & Oliveira, I. (2022). Representação em Tabelas: Aprendizagem por Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202226. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15718

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS