Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15700

Palavras-chave:

Conhecimentos docentes, Interdisciplinaridade, Grupo colaborativo entre professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo socializar os achados de pesquisa acerca dos conhecimentos docentes no contexto de uma prática desenvolvida sob a perspectiva interdisciplinar, em especial, no que diz respeito à Educação Estatística. Essa foi realizada, de forma online, devido à pandemia da COVID-19, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa proposta de estudo, conceitos estatísticos foram abordados junto a conteúdos de Língua Portuguesa e Inglesa, a partir de uma atividade que envolveu a produção e a divulgação de textos sobre “mulher” e “igualdade de gênero”. Essa prática foi partilhada em um dos encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu), o qual foi gravado, transcrito e analisado, de forma qualitativa, tendo em vista os estudos produzidos por Lee S. Shulman nesse âmbito. A partir desses registros verbais, foram selecionados trechos da narrativa da professora de Língua Portuguesa que se relacionaram à Estatística. Como resultados, destaca-se a mobilização de conhecimentos estatísticos, contextuais e curriculares horizontais, fundamentais para a construção de um ambiente de aprendizagens aos discentes. Nesse sentido, defende-se uma formação estatística do professor de forma ampla, já que a Estatística propicia a realização de práticas interdisciplinares e colaborativas. Por meio desses resultados, portanto, pode-se evidenciar as potencialidades ao processo pedagógico, de práticas desenvolvidas sob o ponto de vista interdisciplinar e que abordam conceitos estatísticos, desde que o professor tenha conhecimentos profissionais inerentes a essa área, circunstância que pode contribuir na aprendizagem dos educandos e na superação da fragmentação da educação.

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Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). karla.pschreiber@hotmail.com  

Joice Neves Machado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduanda em Matemática Licenciatura. https://orcid.org/0000-0003-1790-0059. joice.n.machado@gmail.com

Leonardo da Silva Greque Jr., Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduando em Geografia Licenciatura. https://orcid.org/0000-0003-0166-8283. leogreque@gmail.com

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Informática na Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). mauren@furg.br https://orcid.org/0000-0003-1161-8220.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Schreiber, K. P., Machado, J. N., Greque Jr., L. da S., & Porciúncula, . M. (2022). Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar . Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202223. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15700

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS