Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15645

Palavras-chave:

educação estatística, educação crítica, gráficos, letramento estatístico

Resumo

Este texto tem objetivo de analisar a compreensão dos alunos sobre o nível de leitura de gráficos e tabelas que são necessários para que possam compreender e comunicar informações apresentadas por meio desses recursos estatísticos. Adicionalmente, a estratégia pedagógica que descrevemos neste estudo visa desenvolver a competência crítica nos alunos. As atividades aqui descritas e analisadas, que incluem uma avaliação formativa, foram realizadas em uma turma de 29 alunos do ensino médio. Os resultados foram examinados segundo os pressupostos da metodologia análise textual discursiva. A análise dos resultados indicou que os estudantes reconhecem que a leitura de gráficos e tabelas perpassa por diferentes níveis, os quais vão desde a leitura literal até aquela que requer a busca de informações implícitas, pois assinalaram que determinadas informações estavam claras nos gráficos, havia apenas a necessidade de localizá-las. Já outras, demandou combinar e integrar informações a fim de que pudessem ser observadas. Verificamos também que a competência crítica emergiu dos alunos no debate que propusemos sobre a temática envolvida na estratégia pedagógica, a qual trata de assuntos que dizem respeito à preservação ambiental.

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Biografia do Autor

Andréa Pavan Perin, faculdade de Tecnologia de Itapetininga

FATEC-SP, doutora.

Celso Robeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, Brasil

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Perin, A. P., & Ribeiro Campo, C. (2022). Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 2º ano do ensino médio. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202227. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15645

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS