Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15620

Palavras-chave:

Probabilidade. Pensamento Probabilístico. Raciocínio Probabilístico; Formação de Professores.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre o desenvolvimento de uma situação adidática em um curso de formação continuada de professores de matemática que atuam na educação básica como ferramenta didática para a abordagem do conceito de probabilidade, pela confrontação entre seus enfoques clássico e frequentista. As pesquisas na área do ensino aprendizagem da probabilidade têm destacado a necessidade de os professores estarem melhor preparados para o trabalho em sala de aula, com atividades que possam promover o desenvolvimento do pensamento, raciocínio e letramento probabilísticos. Discutiremos apenas os aspectos do raciocínio probabilístico no presente texto. Neste estudo, a metodologia da pesquisa aplicada é de abordagem qualitativa. Dentre as conclusões, constatamos que as situações adidáticas construídas permitiram a esses professores trabalharem seus conhecimentos, possibilitando o reconhecimento de elementos importantes para o desenvolvimento do pensamento, raciocínio e letramento probabilísticos, de onde podemos inferir também uma melhora no trabalho didático para o desenvolvimento desses três pilares também com os alunos.

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Biografia do Autor

Auriluci de Carvalho Figueiredo, UNIMES

Professora da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Doutora em Educação Matemática.

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, PUC-SP

Doutora em Didática da Matemática

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

Figueiredo, A. de C., & Coutinho, C. de Q. e S. (2022). Uma situação adidática para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento probabilísticos em uma formação de professores. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202218. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15620

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS