Dollar Street nas mãos das crianças:

ler e escrever o mundo com dados multivariados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15513

Palavras-chave:

Disposição estatística. Anos iniciais do Ensino Fundamental; Dados multivariados.

Resumo

Ler e escrever estatísticas pode fazer parte das primeiras experiências de alfabetização das crianças. Pensando nisso, vimos no trabalho com o banco de dados Dollar Street, a possibilidade de leituras de dados multivariados com crianças de 7 e 8 anos de idade. Objetivamos encontrar nessa ferramenta, alternativas de ensino de estatística que façam sentido aos estudantes, contribuindo para a leitura e expressão do mundo e sua disposição estatística. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de vídeo-gravação de aulas e análise. Ouvir o que as crianças pensam e participar de suas descobertas com o Dollar Street nos ajudou a entender sua relação com os dados multivariados e ver como elas podem se reconhecer nos dados, identificar seu lugar no mundo e criar disposições estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Schnorr Buehring Buehring, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Prefeitura Municipal de Florianópolis (SC). Doutora em Educação Científica e Tecnológica.

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Doutora em Educação.

Referências

Ben-Zvi, D. (2018). Foreword. In A. Leavy, M. Meletiou- Mavrotheris, & E. Paparistodemou (Eds.), Statistics in Early Childhood and Primary Education (vii-viii). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Curcio, F. R. (1994). Developing Graph Comprehension: elementar and middle school activities. 2nd USA: National Council of Teachers of Mathematics, 1994.

Dollar Street: Banco de Dados. Disponível em: https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix

Engel, J. (2017). Statistical Literacy for active Citizenship: A Call for Data Science Education. Statistics Education Research Journal, 16(1), 44-49.

Freire, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 31 ed. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1996.

Gal, I. (2002). Adult’s Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25. https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x

Lopes, C. E., & Cox, D. (2018). The impact of culturally responsive teaching on statistical and probabilistic learning of elementary children. In A. Leavy, M. Meletiou-Mavrotheris, & E. Paparistodemou (Eds.), Statistics in Early Childhood and Primary Education (pp. 75-88). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7

Moore, D. S. (1990). Uncertainty. In On the shoulders of giants: New approaches to numeracy. Ed. L.A. Steen, pp 95-137. Washington, DC: National academu Press. prt. USA: National Council of Teachers of Mathematics.

Rosling, H.; Rosling, O.; Rosling, A. R. (2020) Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. 4ed. Rio de Janeiro: Record.

Watson, J. M.; Kelly, B. A., Callingham, R. A., & Shaughnessy, J. M. (2003). The measurement of school students’ understanding of statistical variatiation. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology.

Watson, J. M.; Kelly, B. A., Callingham, R. A., & Shaughnessy, J. M. (2003) The measurement of school students’ understanding of statistical variation. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 34, n. 1, p. 1-29.

Watson, J. (2006) Statistical Literacy at School: growth and goals. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Watson, J. Variation and Expectation for Six-Year-Olds. In: Leavy, A; Meletiou-Mavrotheris, M.; Paparistodemou, E. (2018) Statistics in Early Childhood and Primary Education Supporting Early Statistical and Probabilistic Thinking. (pp.55 – 74) Singapore: Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7

Publicado

16-12-2022

Como Citar

Buehring, R. S. B., & Grando, R. C. (2022). Dollar Street nas mãos das crianças: : ler e escrever o mundo com dados multivariados. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202217. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15513

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS