Integrando a Universidade na Escola através da Matemática Básica: uma experiência no ensino à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14957

Palavras-chave:

Extensão universitária, Ensino de Matemática, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem, como objetivo, discorrer sobre as atividades de um curso de extensão sobre os tópicos da Matemática básica, tendo, como público-alvo, alunos concluintes do Ensino Médio, que pretendem fazer cursos na área de ciências exatas, e os discentes do primeiro período da Universidade Federal do Tocantins de diversos cursos, tais como: engenharia florestal, agronomia, biotecnologia, química ambiental, dentre outros. Para a realização do curso, foi adotado o formato de ensino à distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, pois o planejamento e desenvolvimento do curso ocorreu em um período em que a instituição encontrava-se com suas atividades presenciais suspensas devido à pandemia causada pela COVID-19. Durante o curso, foram realizados cinco encontros síncronos nos meses de outubro e novembro de 2020, conduzidos por dois professores e três acadêmicos, contando com a participação efetiva de 88 cursistas. Os resultados obtidos durante o curso indicam que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em resolver situações problemas contextualizadas que envolvem regras e manipulações algébricas, ou seja, têm dificuldades em realizar a interpretação dos dados que, nesse tipo de questão, não se apresentam de forma clara, sendo necessária a conciliação de uma leitura detalhada com os conceitos matemáticos. Assim sendo, o curso proporcionou aos participantes uma revisão dos conceitos básicos da Matemática, com enfoque em problemas contextualizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/PGEDA).

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática e Matemática.

Kattia Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi (UNIRG)

Doutoranda em Ensino de Ciências Exatas, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Mestre em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Curso Superior de Formação Específica em Gestão Publica, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professora Efetiva da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Rede Municipal de Gurupi. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática, Educação, Matemática e Estatística.

Referências

ALMEIDA, W. Q. Dificuldades dos alunos no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I: uma reflexão. 2016. 55 f. TCC (Pós-graduação latu sensu) – Curso de Especialização em Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-AH9ML7/1/monografia_wagner.pdf Acesso em: 15 de jun. 2022.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de problemas de Matemática. 12. ed. 9. Imp. São Paulo: Ática, 2005.

LIMA, E. L. Sobre o ensino da Matemática. In: Revista do Professor de Matemática, n. 28, 2º quadrimestre. Sociedade Brasileira de Matemática, 1995.

MARTIN, E.; MARCHESI, A. Desenvolvimento metacognitivo e problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SILVA, A. C.; CORREA, C. S.; COELHO, D. A.; NETO, D. T. S.; FERRAZ, L.; XAVIER, M. M.; REIS, R. S.; ROCHA, F. A.; SANTOS, P. A. Análise dos índices de reprovação nas disciplinas de Cálculo I e AVGA do curso de engenharia elétrica do Instituto Federal da Bahia de Vitória da Conquista. 2016. XIV International Conference on Engineering and Technology Education. Disponível em: https://copec.eu/intertech2016/proc/works/55.pdf Acesso em: 22 de jun. 2022.

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? In: Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, p. 1-14, 2004. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/245. Acesso em: 10 de jul. 2022.

VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2ª ed. Piracicaba, São Paulo. Editora UNIMEP. 1999.

Publicado

27-10-2022

Como Citar

Carneiro, R. dos S., Carneiro, R. dos S. ., & Silva, K. F. da . (2022). Integrando a Universidade na Escola através da Matemática Básica: uma experiência no ensino à distância. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202207. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14957

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo