Conhecimento matemático para o ensino através do Estado da Arte envolvendo Números Racionais em pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12450

Palavras-chave:

Conhecimento do professor. Números fracionários e decimais. Formação de professores. Professores que ensinam Matemática.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar, a partir de um levantamento envolvendo teses e dissertações, como o referencial do Conhecimento Matemático para o Ensino (BALL, THAMES; PHELPS, 2008) foi mobilizado em investigações sobre números racionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade Estado da Arte desenvolvida a partir de quatro trabalhos encontrados no mapeamento de Patrono e Ferreira (2021) e mais uma investigação localizada posteriormente, totalizando cinco estudos. A busca foi efetivada em dois bancos de dados (A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES), desconsiderando-se o fator tempo em tal procura. Mediante a leitura na íntegra das cinco pesquisas que compuseram nosso repertório, foi possível destacar a importância de investimentos em propostas formativas para e com os professores que ensinam Matemática, sejam eles licenciandos, licenciados e/ou formadores visando o aprofundamento de conteúdos (como os números racionais) e suas formas de ensinar, pois além de dados encontrados em avaliações externas que indicam a dificuldade de muitos estudantes da Educação Básica na compreensão desse conjunto numérico, há docentes que também podem melhorar suas práticas por meio da imersão em tópicos matemáticos específicos. Outro ponto que também se destaca é a baixa quantidade de pesquisas encontradas sobre o assunto (Números Racionais) com base nos referenciais de conhecimentos docentes como o MKT, o que infere a potencialidade destas propostas teóricas (PCK, MKT ou MTSK) para a produção de novos trabalhos nas diversas especificidades de tal conjunto numérico.

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Biografia do Autor

Paulo César Oliveira, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos/SP

Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba) Possuo mestrado e doutorado em Educação Matemática. Atuo no curso de Licenciatura em Matemática e em dois programas de Pós-Graduação (PPGECE e PROFMAT). Desde 2012 sou líder do grupo de pesquisa GEPLAM (www.geplam.ufscar.br). Desenvolvo pesquisas na área de semiótica, avaliação, letramento (estatístico ou probabilístico) e Estado da Arte.

Beatriz Zero, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras/SP (PPGEdCM). Possui graduação em Pedagogia pela FHOUniararas e especialização em Educação Infantil pela mesma instituição. Cursa licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no Instituto de Geociências e Ciências Exatas - campus de Rio Claro. Docente na Fundação Hermínio Ometto nos cursos de Pedagogia e Psicologia em disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática para a Educação Infantil/anos iniciais do Ensino Fundamental e Bioestatística.

Reynaldo D'Alessandro Neto, Colégio O Farol

Possuo Graduação em Matemática pela Universidade de Sorocaba, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/SBM) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar- Sorocaba) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Rio Claro). Atualmente sou professor de Matemática e Física no Colégio O Farol.

Referências

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Publicado

28-09-2021

Como Citar

Oliveira, P. C., Zero, B., & D’Alessandro Neto, R. (2021). Conhecimento matemático para o ensino através do Estado da Arte envolvendo Números Racionais em pesquisas brasileiras . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202121. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12450