Estágio Supervisionado como espaço de aprendizagem na licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12017

Palavras-chave:

Estágio. Formação de professores. Identidade docente.

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa de mestrado e objetiva investigar as expectativas de futuros professores de matemática em relação ao estágio supervisionado. Entendido como tempo de ensino e aprendizagem da docência, ao inserir os futuros professores nas escolas, o estágio é uma oportunidade para que conheçam de perto a realidade escolar, sendo também um momento de preparação para possíveis situações que enfrentarão durante a docência. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, com os dados obtidos de forma remota, devido a pandemia da Covid-19, por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos do último ano de um curso de licenciatura em matemática de uma Universidade Pública do Nordeste Brasileiro. Os resultados da análise dos dados evidenciam que o estágio supervisionado contribui para a construção da identidade docente dos futuros professores de matemática ao permitir o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, enfrentando alguns dos desafios que possam surgir no exercício da docência e fortalecendo sua postura profissional.

Palavras-chave: Estágio. Formação de professores. Identidade docente.

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Biografia do Autor

Pedro Lúcio Barboza, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Doutor em Ensino, Filosofia e História da Educação – UFBA.

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

Lima, A. C. de S., & Barboza, P. L. (2021). Estágio Supervisionado como espaço de aprendizagem na licenciatura em Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202123. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12017

Edição

Seção

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática