O Processo De Construção De Um Material Educacional Na Perspectiva Da Educação Matemática Inclusiva Para Um Aluno Autista
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10317Palavras-chave:
Formação de professores., residência pedagógica., Autismo., Educação matemática Inclusiva.Resumo
Este trabalho relata uma experiência da mestranda/preceptora/docente em uma escola regular de educação básica junto a residentes do programa de Residência Pedagógica em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, polo Seropédica, no biênio 2018/2019, tendo um aluno autista incluído em uma turma de 8º ano do ensino fundamental II. Há uma breve fundamentação teórica sobre formação docente para inclusão. Em seguida, são apresentados alguns aspectos relevantes sobre o programa de Residência Pedagógica, destacando a articulação entre formação e prática docente e a caracterização da pesquisa em desenvolvimento. Apresentamos, resumidamente, as análises dos resultados a partir de excertos dos relatórios de residentes/estagiários que evidenciam a relevância da interlocução e do coletivo formado por preceptor e residentes na construção de práticas que incluam o aluno autista. Como resultados, entendemos que conhecer melhor os estudantes autistas e suas especificidades em um trabalho coletivo seja o melhor caminho para a sua inclusão e para a formação inicial docente matemática para a inclusão a partir da vivência e compartilhamento de decisões e situações.
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