Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual

Palavras-chave: Palavras-chave: Tangram. Porcentagens. Metodologia. Deficiência intelectual.

Resumo

A pesquisa realizada descreve atividades desenvolvidas no Centro de Ensino Médio de Gurupi, com alunos das primeiras séries que apresentam deficiência intelectual, os quais não possuem um desenvolvimento esperado no conteúdo de porcentagem e com defasagem em conteúdos básicos de matemática. O objetivo principal foi demonstrar, analisar e selecionar práticas pedagógicas de adaptação e flexibilização nos conteúdos de porcentagens, práticas essas que possam surtir efeito para alunos com deficiência intelectual na sala de aula. A metodologia utilizada foi a prática do Tangram, associado ao conteúdo que os alunos apresentaram maiores dificuldades de aprendizagem: as porcentagens. Foram aplicadas questões de vários níveis de dificuldades, enfatizando os conceitos de polígonos, razões e proporções para chegar às porcentagens. Verificou-se que dos quatro alunos escolhidos para a realização da pesquisa, dois deles não conseguiram alcançar o objetivo da atividade sem a intervenção do professor para auxiliar na realização das atividades propostas. Os outros dois alunos conseguiram apresentar resultados consideráveis com e sem a intervenção, minimizando assim as defasagens apresentadas no conteúdo matemático trabalhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Pimenta de Sousa, Universidade Federal do Tocantins / Secretária de Educação do Tocantins

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Tocantins (2010) e graduação em Abi - Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1996). Tem experiência na área de Matemática. Estou cursando o PROFMAT (Mestrado Profissional de Matemática para professores da Educação Básica) Universidade Federal do Tocantins - Campus Arraias.

Alcione Marques Fernandes, Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias, Tocantins.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, coordena o curso de Licenciatura em Matemática EAD e o curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Arraias, atuando também no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede (Profmat). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Saberes Tradicionais, Modelagem Matemática e Formação de professores de Matemática.

Referências

REFERÊNCIAS

LENDAS DO TANGRAM. Disponível em:https://leiturinha.com.br/blog/conheca-a-historia-do-tangram-e-confira-9-imagens-para-montar/ : Acessado em 24 de mai. de 2019.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem / Iran Abreu Mendes. – Ed. rev. e aum. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

MORAES, Mara Cristina Vieira de. Educação Matemática e deficiência intelectual, para inclusão escolar além da deficiência: uma metanálise das dissertações e teses 1995 a 2015. 2017. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

SILVA, Vilma, Silva; Ozileide, Aguiar; Maria Cecília. Uma experiência de Ensino de fração Articulada ao decimal e à porcentagem. Educação Matemática em revista, Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano 7 – n° 8, junho de 2000.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual dos transtornos escolares: entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola / Gustavo Teixeira. – 5ª ed. – Rio de Janeiro: Best-seller, 2014.
VELTRONE, Aline Aparecida. Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual no estado de São Paulo: identificação e caracterização / Aline Aparecida Veltrone.—São Carlos : UFSCar, 2011. 193 f. Tese (Doutorado) –Universidade Federal de São Carlos. 2011.
Publicado
2020-12-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 163
  • PDF (PORTUGUÊS) downloads: 81
Como Citar
Sousa, R. P. de, & Fernandes, A. M. (2020). Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202015. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10259