Representações sobre o ensino de línguas estrangeiras para alunos do PROEJA: pra quê serve essa língua?

Autores

  • Áurea Regina do Nascimento Santos Instituto Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, PROEJA

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as concepções de 16 alunos do curso de Edificações do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal do Piauí, sobre o ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Neste trabalho, fazemos uma exposição sobre o programa educacional PROEJA; o papel das línguas estrangeiras no currículo da escola e a relação dos sujeitos do PROEJA com o ensino de inglês e espanhol. A pesquisa teve um enfoque quali-quantitativo, exploratório e descritivo, além de incluir a aplicação de questionário aberto e fechado na metodologia utilizada. Nos resultados obtidos, analisamos o perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA e as expectativas desses alunos quanto ao ensino de línguas estrangeiras, e as dificuldades que eles encontram ao utilizar os conteúdos estudados na área do curso. Observamos que: a) a maioria dos alunos não reconhece a importância de uma língua estrangeira para o mercado de trabalho da área do curso; b) para os alunos do PROEJA Edificações, os professores que trabalham com essa modalidade de ensino não contribuem para que as aulas de língua estrangeira sejam significativas; e c) materiais didáticos adequados, conteúdos relacionados à área do curso e aulas mais dinâmicas ajudariam a despertar o interesse dos alunos para o ensino das línguas estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea Regina do Nascimento Santos, Instituto Federal do Piauí

Especialista em Educação de Jovens e Adultos –PROEJA pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Docente de Língua Inglesa –IFPI.

Referências

AGUIAR, G. E. de. O ensino de Língua Inglesa. Teresina: EDUFPI, 2002, 152p.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Por uma política de ensino de (outras) línguas. Em Aberto, Brasília, ano15, n.65, out./dez., 1995.

BOTELHO G. & LEFFA, V. J. Por um ensino de idiomas mais includente no contexto social atual. Editora Parábola. São Paulo, 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília (DF): MEC/SEB, 2000.

____. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional e Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA Documento Base. Brasília (DF): MEC/SETEC, 2007.

____. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 5.693 de 1971. Brasília (DF).

____. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394 de 1996. Brasília (DF).

____. Ministério da Educação. Lei nº 11.161 de 2005. Brasília (DF).

____. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 009/2001. Brasília (DF)

BROWN, H. Douglas. Principles of language learning and teaching. 5.ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall Regents, 2007.

CEFET. Plano de Curso - Edificações. Teresina, 2001.

CORBETT, J. Developing Intercultural Language Awareness. New Routes. Editora Disal. São Paulo, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. Editora Atlas. São Paulo, 1999.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão. Pelotas, 2001, v. 1, p. 333-355.

MARTINEZ, Ron Keeping students motivated through vocabulary instruction. New Routes. Editora Disal. São Paulo, 2006.

MINAYO, Cecília de Sousa (org.) et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 3 ed., Petrópolis: Ed. Vozes Ltda., 1994.

OLIVEIRA, M. K. de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Caxambu, 1999.

PALMER, P. J. The Courage to Teach: Exploring the Inner Landscape of a Teacher’s Life. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1998.

SANTOS, J. A. & OLIVEIRA, L. A. Ensino de língua estrangeira para jovens e adultos na escola pública. Editora Parábola. São Paulo, 2009.

SOEK, Ana Maria (Org.). Mediação Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Ciências Humanas. Ed. Positivo. 1ª Ed. Curitiba, 2009.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

SANTOS, Áurea R. do N. Representações sobre o ensino de línguas estrangeiras para alunos do PROEJA: pra quê serve essa língua?. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 4, n. 1, p. 2–18, 2014. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/981. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA