O gênero lírico nas aulas de língua inglesa e o incentivo à prática da escrita como um processo

  • Leonardo Jovelino Almeida de Lima

Resumo

A literatura nas aulas de língua inglesa pode fornecer uma variedade de atividades e práticas de ensino da língua uma vez que as diferentes produções literárias existentes estão aptas para serem trabalhadas, discutidas e bem direcionadas, na intenção de atingirem um objetivo proposto para o ensino e a aprendizagem. Todavia, mesmo diante dos benefícios trazidos pela literatura para as aulas de língua inglesa, percebe-se que seu uso não é efetivo nas escolas do Brasil, principalmente nas instituições de rede pública de ensino. Na maioria das vezes, este fato se concretiza em face das poucas horas para trabalhar metodologias eficazes de ensino pelos professores (SCHMITZ, 2009), assim como, pela falta de qualificação e interesse dos próprios professores para usar a literatura. No que diz respeito aos poemas, representações do gênero lírico, nota-se uma maior falta de interesse de uso pelas escolas em face da dificuldade de interpretação que essas produções apresentam e também pela polidez e pelo cultismo normalmente encontrados nesses tipos de textos. (PILATI, 2017). Entretanto, se o professor dispor de interesse e iniciativa, os poemas podem se tornar valiosas ferramentas para a apropriação da língua-alvo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o uso do gênero lírico nas aulas de inglês como língua estrangeira com o intuito de estimular a prática e o melhoramento da competência escrita dos alunos. Esta proposta pedagógica é formada por quatro aulas, nas quais, os alunos trabalharão com produções do gênero lírico e serão incentivados a escrever em língua inglesa. Esta proposta é baseada na concepção que a escrita é um processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Jovelino Almeida de Lima
GradPossui graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará (2018) e Especialização em Literatura Inglesa pela Faculdade São Luis (2019). Mestrando do programa de Letras - Linguística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi responsável pelo projeto de extensão universitária Playful: Proyecto Trilingue, que atuou no ensino da língua inglesa e espanhola para crianças e adolescentes residentes na comunidade do Fama, Outeiro, Pará. Atualmente é professor de língua inglesa do fundamental I e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Autor do livro de contos Não existe fim" e outros textos literários publicados em antologias.
Publicado
2020-10-25
Métricas
  • Visualizações do Artigo 55
  • PDF downloads: 30
Como Citar
LIMA, L. J. A. DE. O gênero lírico nas aulas de língua inglesa e o incentivo à prática da escrita como um processo. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 10, n. 2, p. 20-39, 25 out. 2020.
Seção
SEÇÃO LIVRE