Relato de experiência sobre a monitoria acadêmica do componente Laboratório de Língua Inglesa em uma universidade brasileira

Palavras-chave: Monitoria Acadêmica, Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa.

Resumo

A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação integrada ao discente. A prática da monitoria também estabelece uma cooperação mútua e um vínculo entre o discente-monitor e o docente-orientador e promove a vivência das atividades técnicas e didáticas. Como monitor, o estudante aprende muito através da relação interpessoal de troca de saberes. E também se desenvolve vínculos com os alunos, aumentando seu círculo de amizades no ambiente acadêmico, um fator de extrema importância para o bem-estar e progresso do monitor. Assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de monitoria no componente curricular Laboratório de Língua Inglesa I, oferecido no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo, em que utilizamos as nossas próprias memórias em relação à sala de aula, às nossas posturas e as adotadas pelos alunos, bem como foi realizado um levantamento bibliográfico. Algumas atividades realizadas, os resultados positivos obtidos no decorrer da prática e as dificuldades vivenciadas fazem parte deste relato. É de fundamental relevância discutir sobre a atividade de monitoria acadêmica no ensino superior, tendo em vista que esta influencia para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional do monitor e para o desenvolvimento de novas perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavius Almeida Anjos, UFRB

Licenciado em Letrs com inglês (UEFS)

Mestre em Língua e Cultura (UFBA)

Doutor em Língua e Cultura (UFBA)

Professor de Língua inglesa da UFRB

Maria Eduarda Mendes Cavalcanti, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em saúde da UFRB.
estudante do Bacharelado Interdisciplinar em saúde da UFRB.
Publicado
2020-10-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 58
  • PDF downloads: 30
Como Citar
ANJOS, F. A.; CAVALCANTI, M. E. M. Relato de experiência sobre a monitoria acadêmica do componente Laboratório de Língua Inglesa em uma universidade brasileira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 10, n. 2, p. 40-51, 26 out. 2020.
Seção
SEÇÃO LIVRE