Práticas de leitura e escrita com o gênero documentário e seus subgêneros: por competências linguística e pedagógica na docência de língua inglesa

Autores

  • Rafael da Silva dos Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Gênero documentário, Leitura e escrita, Competência linguística, Competência pedagógica

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa “A sequência didática como mediadora do ensino-aprendizagem com os gêneros textuais escritos: por uma competência de leitura e escrita na docência de língua inglesa”, desenvolvida pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O projeto surgiu do interesse científico de utilizar gêneros textuais para construção de sequências didáticas com estudos teórico-práticos voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas, pedagógicas e interculturais no ensino-aprendizagem da língua inglesa. Elegeu-se o gênero documentário e seus subgêneros escritos para leitura e produção com os colaboradores da pesquisa, professores em formação, estudantes do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da UNEB, Campus II, em Alagoinhas-Bahia. As ações desenvolvidas foram norteadas por questões científicas, tais como: Como o trabalho com os gêneros textuais podem fomentar conhecimentos linguísticos e pedagógicos para o fazer docente de futuros professores de língua inglesa? Como as práticas de leitura e de escrita podem ser desenvolvidas com foco para as competências linguísticas em língua inglesa? Para a interpretação e análise das informações produzidas durante a pesquisa, buscamos sustentação teórica e metodológica em estudiosos que trazem fundamentos relevantes para o fenômeno em debate, destacam-se: Bakhtin (2003), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Costa-Hübes (2008), Ferreira e Ibiapina (2011), Marcuschi (2010), Mendes (2008), Ur (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bolsista da Iniciação Científica FAPESB.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal.[Tradução de Paulo Bezerra]. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BERNARD, Sheila Curran. Documentário: Técnicas para uma produção de alto impacto. São Paulo: Campus, 2008.

CADERNO DOCUMENTÁRIO. Olhar em movimento: cenas de tantos lugares. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/caderno/documentario/. Acesso em: 20 jul. 2019

CAVALCANTI, Larissa de P. Legendas e tradução: pensando em gêneros textuais. XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. UFPE. 2014.

COSTA-HÜBES, T da C. Prática de análise linguística no ensino fundamental e sua relação com os gêneros discursivos. Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 270-294, 2017.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. ‘Gêneros Textuais e Práticas de Formação de Professores.’ In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 13, 23 a 26 Abr. de 2006, UFPE, Recife, PE, Brasil. MONTEIRO SILVA, Aida Maria (org.).‘Conhecimento Local e Conhecimento Universal’. Anais... 12p. (CD-ROM, arq). ISBN 85-0068-3.

DESKTOP DOCUMENTARIES. What is a mini documentary and how do you make one? Disponível em: https://www.desktop-documentaries.com/mini-documentary.html. Acesso em: 01 jul. 2019

DOLZ, J; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J; SCHNEUWLY, B (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.

FERREIRA, M. S.; IBIAPINA, I. M. L. de M. A pesquisa colaborativa como espaço formativo. In: MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. (Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 119-140.

IBIAPINA. Ivana Maria Lopes de Melo; TELES. Fabricia Pereira. A pesquisa colaborativa como proposta inovadora de investigação educacional. UFPI: Revista Científica Diversa, 2009.

KLEIMAN, A. (org.) 1995. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado de Letras, 294 p. KLEIMAN, A.; MANTENCIO, M.L. (orgs.) 2005. Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. São Paulo, Mercado de Letras, 271 p.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MENDES, E S. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entreculturas”. In:ALVAREZ, M.L.O.; SILVA, K.A. (Org.) Línguística Aplicada: múltiplos olhares.Campinas: Pontes Editores, 2008.

MENDES, E.S. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, E.; CASTRO, M. L. S. (orgs) Saberes em Português: ensino e formação docente. Campinas/SP: Pontes, 2008.

MILLER, Stela. O epilinguístico: uma ponte entre o lingüístico e o metalingüístico. 1998. 185p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1998.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.

PENÁFRIA, Manuela. A identidade do documentarismo. In: PENAFRIA, Manuela. O filme documentário: história, identidade, tecnologia. Lisboa: Edições Cosmos, 1999. Cap. 2. p. 35-56.

PENAFRIA, Manuela. O ponto de vista no filme documentário. 2011. Universidade da Beira Interior. Depto. de Comunicação e Artes. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/>. Acesso em: 14 ago. 2019.

PENAFRIA, Manuela. A Web e o documentário: uma dupla inseparável?. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, [s.l.], v. 1, n. 1, p.22-32, 20 jan. 2014. Associacao de Investigadores da Imagem em Movimento. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v1n1.55. Acesso em: 14 ago. 2019

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. 2009. DOC On-line, Revista Digital de Cinema Documentário. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2019.

SANTOS, R. da S.; ALMEIDA, R. L. Leitura e produção escrita com discentes do curso de letras, língua inglesa e literaturas: uma prática social discursiva com o gênero textual miniconto. Revista Babel. 2018.

SWIDERSKI, R. M. S.; COSTA-HÜBES, T. C. Pesquisa-ação voltada a práticas de leitura: uma proposta de trabalho com gêneros textuais sob a metodologia da sequência didática. In: Anais da XI Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2008, Marechal Cândido Rondon, 2008 (no prelo).

SIQUEIRA, D. S. O desenvolvimento da consciência cultural crítica como forma de combate à suposta alienação do professor brasileiro de inglês. Inventário, Salvador, n. 4, jul. 2008. Disponível em: <http://www.inventario.ufba.br/04/04ssiqueira.htm>. Acesso em: 21. Novembro. 2018.

UR, Penny. A course in English Language Teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

SANTOS, R. da S. dos. Práticas de leitura e escrita com o gênero documentário e seus subgêneros: por competências linguística e pedagógica na docência de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 1, p. 14–32, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/7711. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE