Aya de Yopugon versus O cortiço: a liberdade das personagens Aya e Pombinha

Autores

  • Juliene Cristian Silva Pinto Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas

Palavras-chave:

Literatura comparada, História em quadrinho, Identidade feminina, Liberdade

Resumo

Propõe-se através desse trabalho acadêmico, promover uma reflexão sobre o conceito de liberdade nas adaptações para quadrinhos Aya de Yopougon, escrita por Marguerite Abouet, a qual é uma escritora africana, e O Cortiço do autor brasileiro Aluísio de Azevedo. Nesse sentido, a primeira obra gira em torno do cotidiano de três amigas, residentes na Costa do Marfim. E apresenta o enredo descrito na perspectiva de umas dessas adolescentes, chamada Aya. Em relação à segunda obra, destaca-se que a mesma representa o dia-a-dia de pessoas humildes que habitam um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX. No decorrer dessa comparação, será analisado o perfil das personagens Aya e Pombinha, que fazem parte respectivamente da obra Aya de Yopougon e de O cortiço. Porém, será fundamentado em algumas semelhanças e divergências entre elas, com enfoque no conceito de liberdade que ambas resguardam. Ressalta-se, que a relevância desse trabalho se configura na tentativa de discutir sobre o direito das mulheres decidirem o seu próprio futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliene Cristian Silva Pinto, Universidade do Estado da Bahia campus II, Alagoinhas

Graduada no curso de Licenciatura em Letras, Língua Francesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia campus II, em Alagoinhas/BA. 

Referências

ABOUET, Marguerite et all. Aya de Yopougon 1. Espagne: Gallimard, 2005.

AUERBACH, Erich. Mímesis: la representation de la réalité dans la littérature occidentale. France: Gallimard, 1946.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Curitiba: HD livros, 2000.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Org. Ivan Jaf et all. Ática, 2011.

BENTO, Luiz Carlos. Breves considerações sobre o conceito de liberdade na Filosofia e sua possível efetivação na práxis social da vida humana. Revista saber eletrônico: Ano 1 Vol.1 Nov/ Jun 2010.

BOURDIEU, Pierre. Post-scriptum sobre a dominação do amor. In: BOUDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 2003.

CAIXETA, Juliana Eugênia. Identidade feminina: um conceito complexo. Paidéia, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia de bolso, 2005.

RAMA, Ângela et all. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

PINTO, J. C. S. Aya de Yopugon versus O cortiço: a liberdade das personagens Aya e Pombinha . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 6, n. 2, p. 32–42, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3044. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE