Tecnologias colaborativas no ensino e aprendizagem da produção textual em língua estrangeira

Autores

  • Eliana Santos de Souza e Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Tecnologia, Línguas estrangeiras, Redes sociais, Habilidade da produção escrita

Resumo

Este estudo tem como objetivo traçar um panorama sobre a utilização da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras desde os primórdios até a contemporaneidade, focalizando as tecnologias colaborativas e destacando os sites de redes sociais. O pressuposto orientador dessa pesquisa foi o de que ao investigar um relevante corpus da literatura especializada na área seria possível reunir informações sobre as características desses sites, bem como as potencialidades e os desafios de sua utilização na promoção do desenvolvimento da habilidade da produção textual no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Como foi desenvolvido com base, exclusivamente, em fontes bibliográficas, trata-se de uma Pesquisa de Fontes Secundárias, de natureza qualitativa, que se soma a outros trabalhos já desenvolvidos sobre essa temática, e que oportunizou a aquisição, atualização e aprofundamento de conhecimentos relativos às novas tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicáveis ao ensino de línguas estrangeiras, abrindo caminho para ampliar e ressignificar o aproveitamento dos referidos recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Santos de Souza e Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestra pelo Programa de Pós-graduação, Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente no curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa no campus II da UNEB.

Referências

BARABÁSI, A. Linked: a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2009.

BLAKE, R. J. Brave new digital classroom: technology and foreign language learning. Washington D. C.: Georgetown University Press, 2008.

BOYD, D. M; ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, volume 13, no.1, article 11. 2007. Disponível em:<http://www.postgradolinguistica.ucv.cl/dev/documentos/90,889,Social_network_boyd_2007. pdf.>. Acesso em: 01 jun. 2013.

BRITO, R. F.; PEREIRA, A. T. C. Um estudo para ambientes colaborativos e suas ferramentas. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 21 a 24 de Junho de 2004. Disponível em:<http://www.avaad.ufsc.br/moodle/prelogin/publicarartigos/artigos04/ronnieconahpa.pdf>.Acesso em: 7 ago 2014.

BOHN, V. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na web. Disponível em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-26h.asp.> Acesso em: 01 jun. 2013.

BROWN, D. H. Teaching by principles: An interactive approach to language teaching pedagogy. White Plains: Pearson Longman, 2007.

BURNHAM, T. F.; PINHEIRO, M. T.; SANCHES, M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem como uma entidade complexa. Poiésis – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, v. 5, n.9, p. 154 - 172, Jan. /Jun. 2012.

CASTELLS, M. A sociedade em rede - era da informação: economia, sociedade e cultura. 1999. Vol. 1, 4ª. Ed. Editora Paz e Terra.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 2128p.

FOLHA DE SÃO PAULO. Facebook mostra o raio-x de 1 bilhão de usuários. Folha de São Paulo. 04 de outubro de 2012. Disponível em; <http://www1.folha.uol.com.br/tec/1163808-facebook-mostra-o-raio-x-de-1-bilhao-de-usuarios.shtml >. Acesso em: 04 out 2012.

HAINES, S. Difficult, lonely and boring. English Teaching Professional, Issue Nine October 1998, United Kingdom, 1998.

KELLY, L.G. 25 centuries of language teaching. Rowley, Massachusetts: Newbury, 1969.

KHO, M. G; CHUAH, K. Encouraging discourse exchanges via facebook: a study on engineering students. Disponível em: <https://www.academia.edu/1796239/Encouraging_ESL_Discourse_Exchanges_via_Facebook_A_Study_on_Engineering_Students>. Acesso em: Set. 2014.

LEFFA, V. J. . A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.

MARJANOVIC, O. Learning and teaching in a synchronous collaborative environment. Journal of Computer Assisted Learning, 1999, p. 130. Disponível em: <http://www.qou.edu/arabic/researchProgram/distanceLearning/teachingSynchronous.pdf>. Acesso em: 30 set. 2014.

PAIVA, V. L. M. O. O computador: um atrator estranho na educação linguística na América do Sul. (versão em português da palestra ministrada no WORDCALL 2008). Disponível em: http://www.veramenezes.com/compatrator.pdf>. Acesso: 21 set. 2014.

PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V. Utilização educativa do facebook no ensino superior. l Conference learning and teaching in higher education, 2010. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2879>. Acesso em: 30 dez. 2010.

RABELLO, C.; HAGUENAUER, C. Sites de redes sociais e aprendizagem: potencialidades e limitações. Educaonline. v. 5, n no.3, 2011. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/ revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path[]=189>. Acesso em: 15 abr. 2013.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. Coleção Cibercultura. Disponível em:<http://www.ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/v1/wp-content/uploads/redessociaisnainternetrecuero.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.

ROBY, W. B. Technology in the service of foreign language learning: the case of the language laboratory. Disponível em:<http://www.aceav.pt/blogs/LABlingua/tasks/Bibliografia%20e%20Textos%20de%20Leitura/Technology_in_the_service_of_foreign_language_learning[1].pdf>. Acesso em: 9 Set. 2014.

SILVA, M. Que é cibercultura? In: Série Cibercultura e Educação. Disponível em:<http://www.quartet.com.br/diversos/serie_cibercultura_educ.htm>. Acesso em 26 de abril de 2013.

SIMPSON, M. N. ESL@Facebook: a teacher’s diary on use Facebook. The journal of teaching English with technology. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2013.

YUNUS, M. M.; SALEHI, H; SUN, C. H; PHEI YEN, J. Y; SU LI, L. K. Using facebook groups in teaching ESL writing. Proceedings of the 2nd International Conference on Arts and Culture (ICAC 11), 2011, p. 75.80.

YUNUS, M. M.; SALEHI, H. The effectiveness of facebook groups on teaching and improving writing: students’ perceptions. International Journal of Education and Information Technologies, Issue 1, Volume 6, 2012.

ZAIDIEH, A. J. Y. The use of social networking in Education: challenges and opportunities. ICT, collage of information and communication technology, IIUM KL, Malaysia. World of Computer Science and Information Technology Journal (WCSIT) ISSN: 2221-0741 Vol. 2, No. 1, 18-21, 2012. Disponível em:<http://v1.wcsit.org/media/pub/2012/vol.2.no.1/The%20Use%20of%20Social%20Networking%20in%20Education%20Challenges%20and%20Opportunities.pdf >. Acesso em: 15 jan. 2013.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

SANTOS DE SOUZA E SANTOS, E. Tecnologias colaborativas no ensino e aprendizagem da produção textual em língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 2, p. 39–57, 2015. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2548. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE