A Vida pela lente do literário: anotações da personagem Nick Carraway de The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Autores

  • Lázaro Montes Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Literatura, Belle Époque, Humanização

Resumo

O presente artigo propõe suscitar questões a respeito da necessidade da literatura para a construção social e pessoal dos indivíduos, tendo em vista que a mesma é uma fonte de linguagem poderosa que pode ser usada para denunciar, advertir e humanizar. A fim de estabelecer essa discussão, analisaremos a obra de F. Scott Fitzgerald “The Great Gatsby” nos debruçando, principalmente, sobre a trajetória do narrador-personagem Nick Carraway. A relevância da avaliação desse personagem se dá porque assim como o próprio Fitzgerald, ao mesmo tempo em que busca entender a si mesmo, Carraway recorre à literatura para se posicionar frente as mazelas sócias observadas nos gloriosos anos 20, período histórico no qual o enredo do livro se desenvolve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lázaro Montes Santos, Universidade do Estado da Bahia

Discente do curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas, 3º semestre, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) CAMPUS II.

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

FITZGERALD, F. Scott. The Great Gatsby. New York: Charles Scribner’s Sons, 1925.

LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre literatura. 2 ed. Rio de Janeiro: editora Civilização Brasileira, 2010.

MORAIS, Isabela Ligia. A literatura e o seu poder de resgate da totalidade humana. PUC Minas, 2009

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira Republica. 4ª ed São Paulo: Brasiliense, 1999

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

MONTES SANTOS, L. A Vida pela lente do literário: anotações da personagem Nick Carraway de The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 1, p. 23–32, 2015. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2544. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE