O Papel dos jovens na sociedade conectada: o olhar conectivista

Autores

  • Robério Pereira Barreto Universidade do Estado da Bahia, Campus V

Palavras-chave:

Conectivismo, Ecologia da aprendizagem, Jovens, Rede, Conhecimento

Resumo

Este estudo apresenta brevemente a relação que os jovens têm com a aprendizagem na sociedade conectada, a partir do uso de redes sociais para o desenvolvimento de suas percepções sobre o mundo. No que diz respeito à aprendizagem, estes reclamam que os métodos e as teorias tradicionais da aprendizagem empregados pela escola já não atendem às suas expectativas. A partir desse contexto de falência metodológica, o Conectivismo surge como uma teoria que permite reconhecer o protagonismo juvenil através das competências digitais empregadas na produção de conhecimento em rede, compartilhando como acessar o aprendizado na dinâmica de rede de colaboração. Assim, partimos da ideia de que a rede – web – da perspectiva do conectivismo se torna mais significativo aprendiz, porque valoriza a criatividade e estimula o desenvolvimento cognitivo em rede, em detrimento do conteudismo transmitido pela tradição escolar. Os sujeitos e o local da pesquisa são estudantes de escolas públicas do recôncavo bahiano que se autodenominaram “conectados” na rede e com ação ativa em grupos de redes sociais. Dessa maneira a orientação metodológica segue os princípios do conectivismo onde auto-aprendizagem ocorre por meio da conexão em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Pereira Barreto, Universidade do Estado da Bahia, Campus V

Doutor em Educação, Professor do Colegiado de Letras, Espanhol, Campus V.

Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEB - Campus V.

Coordenador do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Mídias Digitais do Campus V.

Pesquisador do Núcleo Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais da UEFS.

Referências

Definición de cognitivismo - Qué es, Significado y Concepto http://definicion.de/cognitivismo/#ixzz3XILICP2b asesado en 14 de abril de 2015. http://es.wikipedia.org/wiki/Constructivismo_%28pedagog%C3%ADa%29#cite_note-1. Asesado en 14 de abril de 2015.

GONZALEZ, Fernando Santamaría. La era conectiva: por el desorden natural de los artefactos y nodos, 2010. In. SIEMENS, George. Conociendo el conocimiento. 2010. En http://www.nodosele.com/editorial.http://es.wikipedia.org/wiki/Constructivismo_%28pedagog%C3%ADa%29#cite_note-1

LAVELL, J. H. La Psicología evolutiva de Jean Piaget. Buenos Aires., 1968.

MARTÍ E. “Inteligencia preoperatoria”, Desarrollo psicológico y educación. Psicología evolutiva. Alianza. Madrid. 1990.

PIAGET, J. El nacimiento de la inteligencia en el niño. Aguilar. Madrid, 1969PIAGET, J. La psicología de la Inteligencia. Crítica. Barcelona. 1973.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SIEMENS, George. Conociendo el conocimiento. 2010. En http://www.nodosele.com/editorial.http://es.wikipedia.org/wiki/Constructivismo_%i28pedagog%C3%ADa%29#cite_note-1

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

BARRETO, R. P. O Papel dos jovens na sociedade conectada: o olhar conectivista. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 6, n. 1, p. 01–20, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2115. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE