O conceito de humanidade nas Filosofias Yanomami e Yepamahsã

Autores

  • Ludmila dos Reis Sales Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

humanidades, epistemologia, filosofia indígena, yanomami, yepamahsã

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar os conceitos indígenas que estruturam a ideia de humanidade, pertencentes a sabedoria Yanomami e a sabedoria Yepamahsã, tendo como principal referência os escritos de Davi Kopenawa e João Paulo Lima Barreto. Para tanto, apresenta uma proposta metodológica a revisão bibliográfica de parte da produção indígena com o intuito de conhecer os métodos e as proposições dos estudos indígenas. Tendo em vista a complexa sistemática dos conceitos, foram respeitados a sua etimologia originária, os limites da tradução e as limitações das interpretações desses conceitos por não-indígenas. Reconhece-se, portanto, os riscos em estudar a epistemologia indígena por meio da ótica ocidental e hegemônica da atual produção científica. Finalmente, colocou-se em foco o surgimento da humanidade presente na cosmogonia yanomami e yepamahsã e como elas entrelaçam seus caminhos de conceitos para se repensar a humanidade globalizante vivida no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila dos Reis Sales, Universidade de Brasilia

Graduada em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Referências

BARRETO, João Paulo Lima. O mundo em mim - Uma teoria indígena e os cuidados sobre o corpo no Alto Rio Negro. Brasília, DF: Editora Mil Folhas, 2022.

BARRETO, João Paulo Lima. Wai-Mahsã: peixes e humanos. Um ensaio de Antropologia Indígena. Orientador: Gilton Mendes dos Santos. 2013. 93f. Dissertação (Mestrado)- Museu Amazônico, Universidade Federal do Amazonas, 2013.

COSTA, Alyne de Castro. Guerra e paz no Antropoceno: uma análise da crise ecológica segundo a obra de Bruno Latour. Orientadora: Déborah Danowski. 2014. 133f. Dissertação (Mestrado)- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2014.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade: Conferências em Frankfurt. Tradução Jaime A. Clasen. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda, 1993.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Editora: Companhia das Letras, 2020.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LATOUR, B. Jamais Fomos Modernos: Ensaio de Antropologia Simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LEITE, Tainah Víctor Silva. Pessoa e humanidade nas etnografias Yanomami. Orientadora: Aparecida Vilaça. 2010. 187f. Dissertação (Mestrado)- Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

RUBIM, A. C. ; ROSSI, C. C. ; ALMEIDA, T. R. . A temática indígena em contexto escolar: Língua, arte e história. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB) , v. 1, p. 60-60, 2015.

SAMPAIO, D, H. UKUSHÉ KITI NIÍSHÉ: Direito à memória e à verdade na perspectiva da educação cerimonial de quatro mestres indígenas. Orientador: Wanderson Flor. 2018. 194f Dissertação (Mestrado)- Programa de pós-graduação em direitos humanos e cidadania, Universidade de Brasília, 2018.

STRAUSS, Claude Lévi. Tristes trópicos. Tradução de Rosa Freire d’ Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

VALENTIM, Marco Antonio, Extramundanidade e sobrenatureza: ensaios de ontologia infundamental. Florianópolis (SC): Cultura e Barbárie, 2018. 320 p.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify. 2002. 552 p.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena, in A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac Naify, 2002. 347-99 p.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora, n-1 edições, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

DOS REIS SALES, L. O conceito de humanidade nas Filosofias Yanomami e Yepamahsã . Anãnsi: Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 14–36, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/anansi/article/view/17736. Acesso em: 28 abr. 2024.