Chamada para Dossiê Revista Abatirá (2023.1): DOIS DE JULHO NA AULA DE HISTÓRIA [ENCERRADA]

2022-08-24

DOIS DE JULHO NA AULA DE HISTÓRIA

Org.

Dra. Lina Maria Brandão de Aras (UFBA)

Dr. Sérgio Guerra Filho (UFRB)

A Revista de Ciências Humanas e Linguagens ABATIRÁ divulga o Dossiê “Dois de Julho na aula de história”, a ser publicado no primeiro semestre de 2023. A proposta pretende reunir reflexões e experiências docentes que abordem a temática da Independência do Brasil na Bahia e outros temas a ela relacionadas. Assim, esperamos contar com contribuições que dialoguem com o campo do Ensino de História, através da utilização de recursos, estratégias, metodologias e abordagens pelo viés crítico e dialógico, tendo como pano de fundo a Independência do Brasil e o Dois de Julho. No âmbito do Bicentenário da Independência (1822) e do fim da Guerra da Bahia (1823), buscamos relacionar os eventos de 200 anos atrás com a realidade brasileira contemporânea, instigando docentes da Educação Básica a incorporar a temática da Independência aos debates em sala de aula. A temática deve servir de pretexto para abordagem de temas atuais como nação, identidade, lutas e movimentos sociais, desigualdades, direitos, cidadania, dentre outros. Fazendo um balanço dessa trajetória histórica do Estado e da Nação brasileiros, podemos lançar perguntas necessárias sobre as pautas conquistadas e as que ainda precisamos conquistar em busca de uma nação diversa, socialmente justa e democrática.