Aulas de Língua Portuguesa em escola indígena

Qual o papel dos materiais didáticos?

Autores

Resumo

Propomos neste artigo discutir qual o papel dos materiais didáticos na Educação Escolar Indígena, no contexto Pataxó. Para tanto, trazemos uma breve discussão teórica, na qual apresentamos quais são as finalidades dos materiais e do livro didáticos. Na intenção de ilustrar essa discussão teórica, trazemos um estudo analítico, que é constituído por entrevistas realizadas com uma coordenadora e três professoras da etnia Pataxó. As entrevistadas atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha, nosso lócus de pesquisa. O procedimento interpretativo-analítico dos enunciados obtidos pelas entrevistas é orientado pela proposição teórico-metodológica da chamada Análise Dialógica do Discurso, de orientação bakhtiniana.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Materiais didáticos; Livro Didático.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Rodrigues e Silva, Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz Cabrália-Bahia (SEMED-SCC-BA)

Mestre em Letras Linguagens e Representações pelo PPGL da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),  Docente da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz Cabrália-BA, Integrante do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA); 

Urbano Cavalcante Filho, Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA)

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de São Paulo; Professor/Pesquisador do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Campus Ilhéus); Professor/Orientador do Mestrado e Doutorado do PPGL Linguagens e Representações e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Líder do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA).

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Rodrigues e Silva, M. A., & Cavalcante Filho, U. (2020). Aulas de Língua Portuguesa em escola indígena: Qual o papel dos materiais didáticos?. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(2), 98–118. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9646