O índice de desenvolvimento da educação básica e o currículo escolar

Autores

Palavras-chave:

Produção Científica, Ideb, Políticas Públicas.

Resumo

Este texto objetiva apresentar os resultados de um mapeamento da produção científica brasileira, referente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, expressa nas dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas desde a implantação do mesmo.  O percurso metodológico utilizado seguiu a ordem: levantamento bibliográfico da produção; seleção das produções que mais se aproximavam do tema da pesquisa, a sistematização das informações e organização dos resultados, utilizou também a análise documental, a pesquisa qualitativa e o método aplicado para a discussão das informações foi o Materialismo Histórico Dialético. Para a análise dos dados, considerou-se o ano de publicação das produções, a região do país em que se concentram e a relação dos temas com os objetivos da pesquisa. O estudo indicou que apesar de ser um tema novo entre os pesquisadores, está em crescente evolução e que a elevação do Ideb urge de implantação de políticas públicas tanto no atendimento aos alunos, infraestrutura das unidades escolares, formação de professores, material didático coerente com as metodologias implantadas em sala de aula, mas também no setor social, visto que está amplamente envolvido com o desempenho dos aluno

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Biografia do Autor

Ivanei de Carvalho dos Santos, Secretaria de Educação de Itapetinga/BA

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade - Gepemdecc/Uesb. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Itapetinga/BA

Arlete Ramos dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais, Doutorado e Mestrado em Educação pela FAE/UFMG; Profa. Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Profa. do PPGEd/UESB e do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade.

Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Secretaria de Educação de Vitória da Conquista/BA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/Uesb; Mestra em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires - UTN/AR; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e da Cidade - Gepemdecc/Uesb, do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação do Campo - Gepec/Uesb e do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente - Difort/Uesb, com registros no CNPq. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista - BA.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Santos, I. de C. dos, Santos, A. R. dos, & Cardoso, E. A. M. (2020). O índice de desenvolvimento da educação básica e o currículo escolar. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(1), 206–224. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8478