A pedagogia engajada na construção da escola como comunidade

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Palavras-chave:

Pedagogia Engajada, Educação como prática de liberdade, escola como comunidade

Resumo

A escola como comunidade, que se efetiva na práxis da Pedagogia Engajada em contato ao princípio da educação como prática de liberdade é a utopia da/o/e educador(a/e) crítico-progressista. Partindo de um intercâmbio de ideias entre Adiche (2019); Cavaleiro (2021); Freire (2013; 2020; 2021a; 2021b; 2021c); Guajajara (2019); Nascimento (2016); Rios (2020); Rufino (2019) e hooks (2017; 2019; 2020; 2021), esta produção tem por objetivo anunciar as contribuições político-pedagógicas do pensamento de bell hooks no que tange sua relevância na construção de um novo formato de escola e, por extensão, num novo formato de sociedade. É inevitável afirmar que a práxis pedagógica de bell hooks lança luz sobre nossas práticas docentes de modo a refinar nossa atuação política, crítica e reflexiva na escola de modo a alcançar uma legítima transformação da sociedade.

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Biografia do Autor

Francisco Mario Carneiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gramática, Aquisição e Cognição (GRÃO/CNPQ).

Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagogo formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), pesquisador em educação para as relações Étnico-Raciais, educação popular e políticas de cotas raciais. Ilustrador. Aluno de especialização em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Infantil.

Gabriela da Silva Antunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do Curso de Pedagogia da UECE, militante do movimento estudantil do Curso de Pedagogia, membro do Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Educação (UECE). Professora da educação infantil e pesquisadora das temáticas: movimento estudantil, feminismo, relações de gênero na educação e formação docente.

Referências

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Silva, F. M. C. da, Souza, D. da S., & Antunes, G. da S. (2022). A pedagogia engajada na construção da escola como comunidade. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 339–360. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14068