O mangá na disciplina de História

Autores

Palavras-chave:

Didática, Educação, História, Mangá, Mediação cultural

Resumo

Este presente trabalho tem por objetivo demonstrar a potencialidade do mangá Rurouni Kenshin como um material didático para a disciplina de História. O conteúdo deste mangá desperta a atenção daqueles que têm interesse no ensino de história, principalmente na história dos séculos XVIII e XIV. A pesquisa através de uma revisão bibliográfica e da realização de prática em sala de aula, analisando o mangá e a sua narrativa, busca-se novos olhares sobre as experiências de prática didática em sala de aula. Diante disso, cabe ao professor buscar as dimensões formativas dos ícones da cultura pop (mangá/anime como por exemplos), almejando não apenas a forma educacional tradicional em aula, mas ver esse objeto como uma forma de potencialidade ao conhecimento. O mangá/anime, assim como outras artes modernas podem se constituir como uma importante fonte de conhecimento e, portanto, de interpretação do mundo, o que possibilita o debate sobre vários assuntos da realidade e de contextos históricos que remete o indivíduo ao seu tempo presente.

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Biografia do Autor

MasaaKi Alvez Funakura, Universidade La Salle (UniLaSalle)

Graduado em História e graduando em Pedagogia. Ambas na Universidade LaSalle.

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Universidade La Salle

Pós Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade LaSalle. Doutor e Mestre em educação e Graduado em Filosofia.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Funakura, M. A., & Weschenfelder, G. V. (2020). O mangá na disciplina de História. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(1), 308–325. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8640