Processo de formação na UEN Hilda Fernández, San Antonio del Morichal, Município de Gran Sabana, Estado Bolívar-Venezuela

Autores

Palavras-chave:

Processo educativo, escola rural concentrada, grupo étnico pemon, fase pré-escolar, Educação primária

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever o processo educativo desenvolvido em uma unidade educativa, localizada na comunidade San Antonio del Morichal, no estado de Bolívar. Esta é identificada como uma escola rural concentrada, que oferece educação inicial e ensino fundamental, para crianças da etnia Pemón. Para coletar as informações, aplicou-se o método de pesquisa mista, que incluiu uma revisão documental e um estudo descritivo com desenho de campo. A análise de conteúdo foi aplicada aos documentos revisados ​​e à entrevista semiestruturada com o informante-chave. Os resultados mostraram que as aulas são ministradas na fase pré-escolar do ensino inicial, e nas seis séries do ensino fundamental. São utilizadas três línguas: a língua materna, o espanhol e a língua portuguesa. Algumas das atividades formativas na fase pré-escolar são realizadas em conjunto com as três turmas e algumas de forma particular com as crianças da terceira turma, por serem as mais velhas. Quanto às atividades primárias, as seis séries são trabalhadas em conjunto, por meio de projetos de aprendizagem. Três projetos são desenvolvidos por ano. Além disso, são realizadas atividades culturais e recreativas, como encontros com idosos. Os resultados do estudo indicam que não há diferenças significativas no processo educacional ministrado na unidade educacional selecionada com o das escolas urbanas. O esforço feito pelos professores para manter os costumes e conhecimentos da etnia Pemón para os alunos foi particularmente significativo; bem como evitar a evasão escolar, não tendo centros educativos que lhes permitam continuar os seus estudos ao nível do ensino secundário geral e do ensino secundário técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Enrique Resplandor Barreto, Universidad Católica Andrés Bello-Guayana (UCAB)

Profesor de Química y Ciencia General. MsC. en Currículo Mención Evaluación Curricular. Doctor en Educación Mención Planificación. Profesor Investigador de la Universidad Católica Andrés Bello.

Otaiza Cupare Castro, Universidad Católica Andrés Bello

Sociólogo. MsC. en Gerencia Mención Recursos Humanos. Profesor Investigador de la Universidad Católica Andrés Bello. 

Elluz Nataly Pernía Fernández, UEN Hilda Fernández (UEN)

Licenciada em Educación Integral. Docente titular UEN Hilda Fernández. 

Referências

Comunidad Indígena San Antonio del Morichal, Acta Constitutiva Nro. 02584917. Junio 13, 1960. Santa Elena de Uairén, estado Bolívar, Venezuela

Constitución de la República Bolivariana de Venezuela (1999). Gaceta Oficial del jueves 30 de diciembre de 1999, N° 36.860. Caracas, Venezuela

Currículo Básico Nacional de Educación Inicial. (2005). Ministerio del Poder Popular para la Educación. Caracas. Venezuela

Currículo de la Educación Bolivariana. (2007). Ministerio del Poder Popular para la Educación. Caracas. Venezuela

Diccionario geográfico del estado Bolívar, Volumen 2 (1999). Servicio Autónomo de Geografía y Cartografía Nacional Caracas, Venezuela

Estado Bolívar (Venezuela). (2020, junio 19). EcuRed. Consultado enero19, 2022 en https://www.ecured.cu/index.php?title=Estado_Bol%C3%ADvar_(Venezuela)&oldid=3705863.

Grupo Orinoco (2021). Guion para la formulación de una estrategia de desarrollo para Guayana en Petróleo y extractivismo en Venezuela: propiedad, diversificación y Estado. Ronald Balza Guanipa, Ramón Key y Luis Zambrano Sequín Coordinadores

Ley Orgánica de Pueblos y Comunidades Indígenas (2005): Gaceta oficial no. 38.344 del 27 de diciembre del año 2005. República Bolivariana de Venezuela, Asamblea Nacional, 2010. Caracas, Venezuela

MARTENS, R. (2018). La ordenación del territorio en Venezuela y su impacto en las comunidades indígenas del municipio Gran Sabana-estado Bolívar. Boletín Antropológico, vol. 36, núm. 96, pp. 274-306, 2018. Universidad de los Andes. Mérida, Venezuela

Ministerio de Educación y Deportes (05 enero, 2000). Resolución 266. Régimen de evaluación para la primera y segunda etapas de la Educación Básica. G.O. N° 5428 de fecha 05 de enero 2000. Caracas, Venezuela

Ministerio del Ambiente y de los Recursos Naturales Renovables, Servicio Autónomo de Geografía y Cartografía Nacional, 1999

Ministerio del Poder Popular para la Educación. (20189. Orientaciones Pedagógicas para el año escolar 2028-2019. Planes, proyectos y programas. Caracas. Venezuela.

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Barreto, G. E. R., Cupare Castro, O., & Fernández, E. N. P. (2022). Processo de formação na UEN Hilda Fernández, San Antonio del Morichal, Município de Gran Sabana, Estado Bolívar-Venezuela. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 426–451. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13582