Corpos negr@s e outros sentidos

Poemas de uma identidade plural

Autores

  • Dayanne da Silva Santos Programa de Pós-Graduação em Sociologia / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS / UFRGS)

Resumo

Os poemas aqui expostos são gritos de liberdade que expressam e inscrevem uma mulher negra na luta política contra o racismo. Foram e são canais de cura para escrever, desde dentro, palavras que são sentidas antes mesmo de serem ditas; que estilhaçam máscaras de silenciamentos históricos que ainda estão cotidianamente presentes nas relações sociais brasileiras. Os poemas que aqui empresto a vocês são narrativas insurgentes que reivindicam lugares outros de fala, ao mesmo tempo interpelam o status quo dominante, amplificando vozes pretas, que fundamentam a minha humanidade. O corpo existe e resisti quando ecoa políticas tecidas com afetos.

Palavras – chave: Corpo; Resistência; Inscritas; Políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayanne da Silva Santos, Programa de Pós-Graduação em Sociologia / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS / UFRGS)

Sou mulher negra, educadora popular, ativista, poeta, periférica, maranhense e defendo o feminismo.  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sou integrante do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente/GEDMMA, registrado do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Colaboro com a Rede Justiça nos Trilhos, membro e voluntária do PET - Ciências Sociais. Tenho experiência na área de Ciências Sociais e Sociologia com ênfase em Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: questões ético-raciais, conflitos ambientais. Território de povos e comunidades tradicionais.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

da Silva Santos, D. (2021). Corpos negr@s e outros sentidos: Poemas de uma identidade plural. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(3), 511–518. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/9828

Edição

Seção

Avareté (poemas, contos, imagens, fotografias)