Geografia da África: Possibilidades para uma Educação Antirracista

Autores

Palavras-chave:

Continente africano, ensino de Geografia e História, lei federal10.639/03, educação antirracista.

Resumo

O objetivo deste artigo é sinalizar para um conjunto de possibilidades pedagógicas que podem ser elaboradas no trabalho com o recorte temático do continente africano nas aulas de Geografia a luz do paradigma decolonial de uma educação antirracista. Sabemos que a Lei Federal 10.639/03 e suas diretrizes indicam que “Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar” (BRASIL, 2003) o que estabelece um precedente para inserirmos a Geografia nesse debate tendo em vista que ela também é parte dos componentes curriculares obrigatórios na educação básica, e pode ser utilizada como instrumento de compreensão das complexidades espaciais, econômicas, sociais e políticas que envolvem o continente africano, bem como no combate ao racismo, e na construção de uma educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Jonathan da Silva Marcelino, Centro Universitário São Camilo (CUSC)

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto dos cursos de Geografia, História, Turismo e Pedagogia da Universidade Anhanguera Educacional (SP) entre os anos de 2014-2017. Atualmente exerce docência na Secretaria de Educação do Município de São Paulo na condição de professor concursado de Ensino Fundamental II & Médio (Geografia) e no curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Marcelino, J. da S. (2020). Geografia da África: Possibilidades para uma Educação Antirracista. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(1), 118–145. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8774