Cosmovisões no universo fictício de "Black Panther" e o ensino de Geografia da África: Possíveis convergências

Autores

Palavras-chave:

epistemologia, produção do conhecimento, decolonialidade

Resumo

Este ensaio é uma tentativa de buscar relações acerca de uma cosmovisão relacionada a África e aos seus povos proporcionada por uma produção fílmica de grande escala, o filme “Black Panther”, utilizando como ponto de intersecção o Ensino de Geografia que tem potencialidades em produzir leituras de mundo diversas. É importante, neste sentido, investigar o imaginário acerca da África e de seus povos e a Geografia da África, isto é, compreender o que essa ciência tem produzido e de que forma o conhecimento, acerca deste continente-mãe, nos últimos anos. E é no caminho desta temática que o filme “Black Panther” se destaca como um universo de possibilidades em afetar o pensamento de várias pessoas do mundo acerca da África e de seus povos. A Geografia, nessa perspectiva de proporcionar leitura de mundo e de também ajudar a construir um futuro diferente tem o compromisso de produzir uma teoria acerca destes fenômenos. Tendo em vista a marginalização dos temas étnico raciais na Geografia busca-se, na decolonialidade, possibilidades de ir além da modernidade eurocêntrica, dialogando com modos éticos e estéticos diversos.

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Biografia do Autor

Ayana Kissi Meira Medeiros, E.M.E.F. Prefeito José Carlos de Figueiredo Ferraz (Prefeitura de São Paulo)

Graduação em Geografia (Licenciatura) em 2016; Professora Ens Fund II e Médio.

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Medeiros, A. K. M. (2020). Cosmovisões no universo fictício de "Black Panther" e o ensino de Geografia da África: Possíveis convergências. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 1(1), 373–392. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8668