Multifacetada e Feminista Luta, Arqueologia Das Mulheres

Resumo

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem.  A arte poética corrobora para pensar o fazer arqueológico na contemporaneidade para além de uma atividade masculina, destarte, olhar os versos sobre a multifacetada mulher serve para conjecturar a presença da feminina como condição sine qua non para denunciar e questionar a subalternidade historicamente construída. Ademais, ao se centralizar a voz poética nessa temática, consegue-se estruturar novos olhares para a ontologia do ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), linha 2 – Memória, Representação e Informação. Membro do Grupo de Pesquisa Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo. Bibliotecário e Arquivista pela Ufes. Desenvolve estudos práticos quanto à gestão da memória, patrimônio e preservação documental.

Publicado
2022-06-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • pdf downloads: 51
Como Citar
Miguel, M. C. (2022). Multifacetada e Feminista Luta, Arqueologia Das Mulheres. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 635 - 640. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14335
Seção
Avareté (poemas, contos, imagens, fotografias)