Literatura Infantil em Classe Multisseriada

Alfabetização e diversidade étnico-racial

Palavras-chave: Literatura Infantil, Diversidade, Escola do Campo

Resumo

A educação literária possibilita, de forma prazerosa, o enriquecimento do repertório, o imaginário e o conhecimento dos leitores. Esse artigo se delineia a partir de práticas pedagógicas através da narração de história desenvolvidas de maneira lúdica com o intuito de despertar o gosto pela leitura e a aprendizagem, como também o respeito à diversidade na questão étnico- racial numa composição plural e humana de respeito às diferenças. Nesse sentido, a história narrada foi “Menina Bonita do Laço de Fita” (2016) de Ana Maria Machado, levando em consideração que a história nomeia de forma divertida o respeito às diferenças em prol da construção de uma sociedade em que as pluralidades sejam valorizadas. O estudo foi desenvolvido em Classe Multisseriada do 1º/2º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma escola do campo do município de Corrente- PI, em uma sequência de dois dias (2) de aula, tendo como objetivo geral, analisar a formação leitora e escrita, pontuando questões sobre a história narrada destacando a valorização e o respeito quanto à diversidade humana. A escola é um espaço coletivo de aprendizagens que contribui para a construção identitária. Portanto, esse estudo foi realizado no sentido de despertar na criança o respeito e a aceitação em relação à diversidade para as relações étnica- racial possibilitando as crianças reflexões sobre que cada ser humano é diferente, para que na vivência em sociedade tenha atitudes demonstrando empatia diminuindo atos discriminatórios ou preconceituosos.

 

 

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Biografia do Autor

Jacilene Costa Gomes da Silva, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Mestranda em Educação. Docente da Secretaria Estadual e Municipal de Educação do estado do Piauí. (SEDUC/SEMEC). Membro do grupo de pesquisa EDULE.

Maria Zenaide Alves, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutora em Educação (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCAT (PPGEDUC).

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Publicado
2022-06-30
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Como Citar
Silva, J. C. G. da, & Alves, M. Z. (2022). Literatura Infantil em Classe Multisseriada: Alfabetização e diversidade étnico-racial. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 235 - 254. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/14190
Seção
Dossiê: Educação Camponesa na América Latina