Processo de formação na UEN Hilda Fernández, San Antonio del Morichal, Município de Gran Sabana, Estado Bolívar-Venezuela

Palavras-chave: Processo educativo, escola rural concentrada, grupo étnico pemon, fase pré-escolar, Educação primária

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever o processo educativo desenvolvido em uma unidade educativa, localizada na comunidade San Antonio del Morichal, no estado de Bolívar. Esta é identificada como uma escola rural concentrada, que oferece educação inicial e ensino fundamental, para crianças da etnia Pemón. Para coletar as informações, aplicou-se o método de pesquisa mista, que incluiu uma revisão documental e um estudo descritivo com desenho de campo. A análise de conteúdo foi aplicada aos documentos revisados ​​e à entrevista semiestruturada com o informante-chave. Os resultados mostraram que as aulas são ministradas na fase pré-escolar do ensino inicial, e nas seis séries do ensino fundamental. São utilizadas três línguas: a língua materna, o espanhol e a língua portuguesa. Algumas das atividades formativas na fase pré-escolar são realizadas em conjunto com as três turmas e algumas de forma particular com as crianças da terceira turma, por serem as mais velhas. Quanto às atividades primárias, as seis séries são trabalhadas em conjunto, por meio de projetos de aprendizagem. Três projetos são desenvolvidos por ano. Além disso, são realizadas atividades culturais e recreativas, como encontros com idosos. Os resultados do estudo indicam que não há diferenças significativas no processo educacional ministrado na unidade educacional selecionada com o das escolas urbanas. O esforço feito pelos professores para manter os costumes e conhecimentos da etnia Pemón para os alunos foi particularmente significativo; bem como evitar a evasão escolar, não tendo centros educativos que lhes permitam continuar os seus estudos ao nível do ensino secundário geral e do ensino secundário técnico.

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Biografia do Autor

Gilberto Enrique Resplandor Barreto, Universidad Católica Andrés Bello-Guayana (UCAB)

Profesor de Química y Ciencia General. MsC. en Currículo Mención Evaluación Curricular. Doctor en Educación Mención Planificación. Profesor Investigador de la Universidad Católica Andrés Bello.

Otaiza Cupare Castro, Universidad Católica Andrés Bello

Sociólogo. MsC. en Gerencia Mención Recursos Humanos. Profesor Investigador de la Universidad Católica Andrés Bello. 

Elluz Nataly Pernía Fernández, UEN Hilda Fernández (UEN)

Licenciada em Educación Integral. Docente titular UEN Hilda Fernández. 

Referências

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Publicado
2022-06-30
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Como Citar
Barreto, G. E. R., Cupare Castro, O., & Fernández, E. N. P. (2022). Processo de formação na UEN Hilda Fernández, San Antonio del Morichal, Município de Gran Sabana, Estado Bolívar-Venezuela. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 3(5), 426 - 451. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13582