Morte e Vida Pombogira

Autores

Palavras-chave:

Transformação, Existência, Espacialidade, Margear

Resumo

Esse artigo pretende tratar da relação sociedade-natureza através de dois nexos importantes, a comida e o lixo. Através deles, apresenta a força explosiva de duas mulheres que agenciam matéria e energia, corpo e espírito, sagrado e profano. Mulheres que desconstroem por meio de suas existências as dicotomias do pensamento, e geografam os espaços com suas estratégias de margear.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane de Oliveira Biteti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Geografia pela UFF. Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO). Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ MARGEAR: Culturas, Políticas e Geografias Marginais. https://orcid.org/0000-0002-5878-7294 

Referências

BITETI, Mariane de Oliveira. O em-si-para-o-outro-para-si: o ôntico e o ontológico como dimensões do ser geográfico. Tese (doutorado) Programa de Pós Graduação em Geografia. Universidade Federal Fluminense: Niterói, 2014.

BITETI, Mariane de Oliveira. O mal-estar pedagógico e o desafio do Eros. Revista Ensaios Filosóficos, 18, 2018.

BITETI, Mariane de Oliveira; MORAES, Marcelo. Vidas y saberes periféricos como potencias transgresoras. Cidade do México: Tlalli. Revista de Investigación en Geografía, 2019.

BITETI, Mariane de Oliveira. Ontologia Ubuntu: natureza ser/com homem. Livro de atas do EIBEA, 2019b.

DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Tradução de Joaquim Torres Costa. São Paulo: Editoda Papirus, 1991.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Encontros. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Globalização da Natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2006.

GRANDI, Matheus da Silveira. A construção escalar da ação no movimento dos sem-teto. Tese (Doutorado em Geografia) – PPGG/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

HADDOCK-LOBO, Rafael. Os fantasmas da colônia. Notas de desconstrução e filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020.

HARAWAY, D. Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature, London: Free

Association Books. 1991.

hooks, bell. Talking Back: Thinking Feminist, Thinking Black. Boston: South End Press, 1989.

HUMBOLDT, Alexander. Essai sur geographie des plantes. Paris: Éditions Européenes Erasmo, 1990.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Episódios de Racismo Cotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2019.

LEFEBVRE, Henri. Para Compreender o Pensamento de Karl Marx. Lisboa: Edições 70, 1981.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006.

LUXEMBURGO, Rosa. A acumulação de capital: contribuição ao estudo econômico do imperialismo. Tomo II. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

MATTOS, Olgária. A Melancolia de Ulisses. In: Os Sentidos da Paixão/ organização Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MBEMBE, Achille. Brutalismo. N-1 edições, 2021.

MORAES, Marcelo José Derzi. Democracias espectrais: por uma desconstrução da colonialidade. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2020.

MORAES, Marcelo José Derzi. Becos, ruas, marquises e esquinas. In: In: Borges-Rosario, F.; HADDOCK-LOBO, R.; MORAES, M. (org.). Encruzilhadas filosóficas. Coleção X. Rio de Janeiro: Ape’ku, 2020.

MORAES, Marcelo José Derzi. Por uma filosofia dessa coisa de pele: uma desconstrução da colonialidade. NOYAMA, Samon. (org). Gingar, filosofar, resistir: ensaios para transver o mundo. Curitiba: CRV, 2020.

MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.

SARTRE, Jean Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Tradução e notas de Vergílio Ferreira. Lisboa: Editorial Presença: s/d.

SIMAS, Luiz Antônio e RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SORRE, Maximilien. El Hombre em la Tierra. Barcelona: Editora Labor, 1961.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Biteti, M. de O. . (2021). Morte e Vida Pombogira. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 101–114. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13315

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução