Por uma Antropofagia Arruaceira

Entre cruzos, resistências e vadiagens, o colono na gira da colonialidade

Autores

Palavras-chave:

biopolítica, colonialidade, cruzos, apagamentos, colono

Resumo

A presente escrita para além de uma discussão é um início, portanto, não se resume, pois procura entender como três dimensões formativas, a do colonizador, do colonizado e do colono, entrecruzam-se como possibilidades explicativas do ser brasileiro dentro do jogo biopolítico de controle dos corpos. Nesses cruzos, em que pese a colonialidade se apresentar como uma tentativa reiterada de apagamento, outros elementos a partir dela se estruturam permitindo vislumbrar não apenas a figura de um colonizado espelhado nos maneirismos metropolitanos, mas para além, o surgimento de um colono identificado com outras possibilidades e existências. Nesse sentido, a experiência antropofágica dos encontros e cruzos pelas ruas de uma filosofia brasileira, permitem ao colono colocar-se como pensante no reconhecimento daquilo capaz de gerá-lo sem com ele se confundir. Nos contornos desse gingado, no movimento da gira, os cruzos são possibilidades de escapar das verdades do colonizador ampliando o maior número possível de ângulos de visão, deixando também perceber, nesse movimento, que os saberes ecoantes nas terras tropicais seguem rastros e são na verdade redescobertas, isso porque, sempre estiveram presentes, como resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgia Amitrano, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora Associada III do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Encontros da Alteridade”.

Luciano Severino de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia(UFU)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, Mestre e Doutorando em Filosofia pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia/MG. 

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção: [Homo Sacer, II, I]. São Paulo: Boitempo, 2004.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2018.

ANDRADE, O. de. Manifesto Antropófago. Revista de Antropofagia. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

CALLIGARIS, Contardo. Hello, Brasil! e outros ensaios: Psicanálise da estranha civilização brasileira. São Paulo, Três estrelas, 2017.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. São Paulo: Loyola, 2014.

HADDOCK-LOBO, Rafael. Arruaças. Uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

HADDOCK-LOBO, Rafael. Os fantasmas da colônia. Notas de desconstrução e filosofia popular. Rio de Janeiro: Ape’ku, 2020.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MARTINS, Lucas Moraes. O significado político do Homo Sacer na filosofia de Giorgio Agamben. Revista Científica Internacional. nº. 1, volume 11, artigo nº. 2, Janeiro/Março 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.60201679-9844/v11n1a2. Acesso em: 26/07/2020.

NUNES, Benedito. Antropofagia ao Alcance de Todos. IN: Obras Completas – 6. Oswald de Andrade: Do Pau-Brasil à antropofagia e às utopias. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1972.

RISÉRIO, Antônio. A utopia brasileira e os Movimentos Negros. São Paulo: Editora 34, 2012.

SANTOS, Rodrigo. Baraperspectivismo: o trágico, relações raciais e o simbolismo de Exu. Rio deJaneiro: Ape’ku, 2020.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Amitrano, G., & Freitas, L. (2021). Por uma Antropofagia Arruaceira: Entre cruzos, resistências e vadiagens, o colono na gira da colonialidade. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 162–181. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13081

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução