A branquitude nas universidades e suas nuances na sociedade brasileira atual

Autores

Palavras-chave:

Branquitude; Negritude; Racismo estrutural; Racismo institucional nas universidades.

Resumo

A branquitude é um conceito que explica a posição do branco nas relações de poder vinculadas à hierarquização das raças, sendo uma imposição herdada pelo colonialismo. A negritude, por outro lado, engloba as caraterísticas da população negra, sua história, sua cultura e sua religião, com o intuito de demarcar as diferenças evidenciadas, com desdém, pela população branca, porém que traçam a história dos negros no Brasil. A intenção de estudar estes conceitos em conjunto é a de evidenciar que, historicamente, a população branca tem sido privilegiada em detrimento da população negra e que as consequências geradas pelas relações de poder, implicam no deterioro da qualidade e das possibilidades de vida da população negra. O mito da democracia racial e a meritocracia são responsáveis pela falta de interesse em entender que o privilégio branco garante as melhores posições na sociedade para os brancos e destina as piores situações para os negros. O racismo estrutural que gera o racismo institucional tem afetado as universidades brasileiras, no sentido de não permitir ou dificultar a realização de pesquisas sociais utilizando as epistemologias provindas de autores africanos que tem influenciado os autores afro-brasileiros na formulação de teorias que ajudem no entendimento das relações étnico-raciais no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Emilia Landaeta Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutoranda em
Educacao na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BENTO, M. Branqueamento e Branquitude no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

MIRANDA, J. Branquitude invisível: pessoas brancas e a não percepção dos privilégios: verdade ou hipocrisia? In: PEDROSO, T.M.; CARDOSO, L. (orgs). Branquitude: estudos sobre a identidade branca no Brasil. Curitiba: Appris, 2017.

MUNANGA, K. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista da ABPN, Goiânia: ABPN, v. 4, n. 8, p. 6-14, jul./out, 2012.

SILVA, P. O conceito de branquitude: reflexões para um campo de estudo. In: PEDROSO, T.M.; CARDOSO, L. (orgs). Branquitude: estudos sobre a identidade branca no Brasil. Curitiba: Appris, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Landaeta Silva, M. E. (2021). A branquitude nas universidades e suas nuances na sociedade brasileira atual . Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 527–548. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13029

Edição

Seção

Dossiê: Branquitude e racismo estrutural na Universidade