Sabela e o dilúvio

A reescrita da gênese do povo brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Sabela, Conceição Evaristo, dilúvio, transmissão, memória

Resumo

O presente artigo pretende investigar o conto “Sabela”, de Conceição Evaristo, como uma possível reescrita da gênese do povo brasileiro. Para refletir sobre o tema, iremos, em primeiro lugar, pensar sobre os mitos e a memória coletiva, sendo elas parte do que nós chamamos de “lembranças fundadoras”. Em seguida, iremos estudar a oposição presente entre a cultura letrada e os saberes populares, para entender os pontos de discordância emanentes dessa dinâmica. Para terminar, falaremos sobre a importância da transmissão da memória. Nesse caso, um destaque especial será dado à transmissão oral das histórias por um povo marginalizado. Por isso, a teoria de Pollack (1993), sobre as “memórias subterrâneas”, constituirá um alicerce teórico fundamental para o nosso raciocínio. Veremos a importância do papel do escritor no resgate e na transmissão da memória coletiva, que, no caso de Conceição Evaristo, foram transmitidas oralmente num quadro informal (familiar ou comunitário), para depois serem colocados na escrita.

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Biografia do Autor

Pauline Champagnat, Université Rennes 2 (UR2, França)

Doutora em Literatura pela Universidade Université Rennes 2 (França), com a seguinte tese : « Littérature et identités minorisées dans les œuvres de Conceição Evaristo (Brésil) et Paulina Chiziane (Mozambique) ». Membro associada à equipe de pesquisa ERIMIT (Université Rennes 2). Pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora adjunta no departamento da Universidade Rennes 2 (França). https://orcid.org/0000-0002-4345-8500 

Referências

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Champagnat, P. (2021). Sabela e o dilúvio: A reescrita da gênese do povo brasileiro. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 414–432. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12902

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução