Ensino de filosofia e exercício da aprendizagem

Conversa sobre uma experiência quilombola

Autores

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, comunidade quilombola, experiência

Resumo

A proposta deste texto é conjugar alguns elementos centrais de reflexões importantes sobre o ensino de filosofia, que vem se consolidando nos últimos anos no conturbado cenário brasileiro, marcado por uma abertura no campo da filosofia e da pesquisa em filosofia e, ao mesmo tempo, por uma série de retrocessos que afetam a educação no país como um todo. Precisamos reconhecer, de antemão, que se trata de uma experiência formal, mesclando a reflexão teórica com uma entrevista, procurando potencializar a relação dentre vida e pensamento. Nesse sentido, procuramos aproximar esse repertório com algumas reflexões trazidas a partir da experiência do ensino de filosofia na escola quilombola da comunidade João Surá, no PR, e pensar os efeitos dessa experiência na formação do professor de filosofia e seus desafios metodológicos e o permanente questionamento da natureza da filosofia e seu ensino, como nos instiga Alejandro Cerletti.  

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Biografia do Autor

Samon Noyama, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (CCNH/UFABC); professor do Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia (PROF-FILO). https://orcid.org/0000-0003-4170-9545

Renan Rosa, Secretaria de Estado de Educação do PR (SEED-PR)

Professor no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos. Graduado em Filosofia e Sociologia, pós-graduado em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial, Ensino de Filosofia e Sociologia e História e Cultura Afro-brasileira. https://orcid.org/0000-0002-0327-5515   

Referências

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Noyama, S., & Rosa, R. (2021). Ensino de filosofia e exercício da aprendizagem: Conversa sobre uma experiência quilombola. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 2(4), 300–316. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/12894

Edição

Seção

Dossiê: Os saberes dos povos e a desconstrução